Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

DIVERSIDADE CULTURAL

Capoeira como princípio educativo

A capoeira e tudo que ela tem para nos ensinar será incorporada às ações do Campus Canguaretama.

Publicada em 20/10/2014 Atualizada há 1 ano

Como parte das atividades da semana de integração 2014.2, a capoeira foi tematizada durante o encontro de planejamento entre os servidores. Tendo em vista o trabalho docente sob a ótica do respeito à diversidade sociocultural, desponta como uma das atividades que serão incorporadas às ações do Campus Canguaretama. Compreendida como princípio educativo e vinculada à pluralidade cultural, o prof. de Filosofia, Ivickson Ricardo, que também é capoeirista, expôs os fundamentos históricos e culturais da capoeira, além de demonstrar acerca do uso de alguns instrumentos.

“Além da importância que a capoeira tem na microrregião, visto a existência das comunidades quilombolas, a atividade pode ser incorporada às atividades de ensino e de extensão no Campus, pois agregam importantes valores como o enriquecimento e ampliação cultura, do respeito à diversidade, bem como da corporeidade”, afirmou o prof. Ivickson.

Por meio do projeto IFRN e comunidade, que vem sendo desenvolvido pelo Campus Canguaretama junto aos 10 municípios que compõem a microrregião Litoral Sul, o prof. Ivickson coordenará levantamento sobre os grupos de capoeira existentes naquela microrregião, bem como articulará o desenvolvimento de práticas que poderão ser incorporadas às atividades de ensino e de extensão no Campus Canguaretama.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas