EXTENSÃO
Campus sedia Seminário sobre Educação Escolar Indígena
A abertura do evento ocorreu na comunidade indígena do Catu e realizou-se nos dias 22 e 23 de julho de 2014
Publicada em 25/07/2014 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
A população indígena do Estado do Rio Grande do Norte vem lutando para ocupar seu espaço na sociedade brasileira e em diversas circunstâncias tem expressado suas preocupações e reivindicações sobre a política de Educação Escolar Indígena (EEI), que até o momento apresenta-se inacessível para os povos indígenas do RN. Nesse processo de organização realizaram vários eventos que se constituíram em espaços de reafirmação étnica e de discussão sobre as políticas públicas. Compõe esse cenário: a 1ª Assembleia Indígena do RN (dezembro/2009), a 2ª Assembleia Indígena do RN (novembro/2011), a 1ª Assembleia de Mulheres Indígenas do RN (maio/2012), o 1º Encontro de Jovens Indígenas (outubro/2012) e a 3ª Assembleia Indígena do RN (novembro/2013).
Nessa perspectiva, realizou-se nos dias 22 e 23 de agosto de 2014, o 1º Seminário sobre Educação Escolar Indígena do Rio Grande do Norte, sediado no Campus Canguaretama do IFRN, o qual foi organizado por meio de mesas temáticas, as quais discutiram diversos temas:
Mesa temática 1: Gestão Escolar Indígena com base em relato de experiências pelos gestores das escolas indígenas
José Luiz Soares – E M Indígena João Lino da Silva, comunidade Catu dos Eleotérios
Sueli Potiguara – Escola Pedro Poty, aldeia São Francisco/Baía da Traição/PB.
Mesa temática 2: Política de Educação Escolar Indígena
Joelma Potiguara – Secretária Municipal de Educação de Baía da Traição/PB
Rosilene Tuxá – Coordenação de Educação Escolar Indígena do Governo da Bahia
Representante da Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena do MEC.
Mesa temática 3: Formação dos professores indígenas
Jailton Figueiredo – professor Potiguara, aluno do curso de Licenciatura específica/ PROLIND/UFCG;
Profº Flávio Ferreira – Coordenador de extensão/IFRN/Campus de Canguaretama ;
Prof José Glebson Vieira – Depto. Antropologia/UFRN.
Mesa temática 4: Controle Social - Participação indígena nos conselhos de acompanhamento da política de educação escolar indígena
Jailton Figueiredo – Professor Potiguara;
Tayse Michelle Campos da Silva – representante da APOINME na Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (CNEEI/MEC) e Paulo Roberto, da Coordenação de Educação Escolar Indígena da SECADI/MEC.
A abertura do evento ocorreu na comunidade indígena do Catu, contando com a presença de representantes da SECADI/MEC, SEEC/RN, Secretaria Municipal de Canguaretama, UFRN, UFERSA, UFCG, Secretarias de Estados da Educação da Bahia e da Paraíba, FUNAI e do IFRN, inclusive contando com a presença do Magnífico Reitor, prof. Belchior de Oliveira Rocha.
Para o coordenador de Extensão do Campus Canguaretama, o evento consagra e legitima o IFRN como um importante agente público na agenda, formulação e implementação de iniciativas voltadas à educação escolar indígena no Rio Grande do Norte. “Sediamos, organizamos e ainda tivemos a oportunidade de envolver os nossos estudantes do curso técnico subsequente na organização e execução do evento, dando as condições práticas de exercitarem o que estudam”, afirmou o prof. Flávio Freire.
- Palavras-chave:
- extensao