Campus sedia oficinas dos Planos Municipais de Saneamento Básico

O evento aconteceu durante os dias 8 e 9 de novembro

Publicada em 10/11/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Nos últimos dias 8 e 9, o IFRN - Campus Canguaretama sediou no Auditório as oficinas promovidas pelos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) , os quais compõem um projeto que visa a análise de propostas de melhoria do saneamento nos municípios, tendo como objetivo a união dos setores governamentais e da população no acompanhamento dos serviços de infraestrutura e de instalações relacionados ao abastecimento de água, ao esgotamento sanitário, ao manejo de resíduos sólidos e à drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

O projeto atua em 86 cidades do Rio Grande do Norte e tem o apoio da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), de universidades e de institutos federais. Também é válido citar que o evento promovido pelo PMSB no Campus contou com a presença de representantes de 16 municípios do Rio Grande do Norte, como Brejinho, Canguaretama, Goianinha, Jundiá, Lagoa de Pedras, Montanhas, Monte Alegre, Nísia Floresta, Nova Cruz, Passagem, Santo Antônio, Senador Georgino Avelino, Serrinha, Tibau do Sul, Várzea, Vera Cruz.

A ocasião foi momento oportuno para a promoção de discussões sobre as atuais situações de saneamento básico das localidades presentes. Assim, os participantes foram informados acerca da organização das oficinas, as quais apresentaram duas fases: a primeira está ligada ao plano de trabalho de mobilização sobre o saneamento e a segunda, ao diagnóstico técnico diante dos resultados da anterior para que os órgãos municipais mobilizem a participação da população nesse planejamento.

Além disso, de acordo com o coordenador do projeto, Aldo Dantas, em cada munícipio são  instituídos dois comitês, o de coordenação e o executivo. Este último deve articular o movimento popular para impulsionar a prática dos planos de melhoria do saneamento; enquanto o primeiro acompanha as atividades realizadas. A partir disso, os três eixos fundamentais do projeto, que são o planejamento, a participação popular e saneamento, podem ser concretizados.

extensao