Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

II SIPAT

Campus Canguaretama realiza II Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho

O evento contou com o apoio das Comissões Internas de Saúde do Servidor Público

Publicada em 27/06/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Organizada pelas Comissões Internas de Saúde do Servidor Público (CISSP), nos dias 19 e 20 de junho de 2017,  foi realizada a II Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT) no Campus Canguaretama. Contando com apoio da Brigada de Incêndio do campus, o evento teve como objetivo promover um maior diálogo com servidores, terceirizados e alunos acerca de assuntos relacionados à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.

A programação de atividades da II SIPAT foi desenvolvida em dois dias. Na segunda-feira (19), foram ministradas pelo engenheiro de Segurança do Trabalho Ricardo Luiz Machado e apoiadas pelos técnicos em Segurança do Trabalho Alan Matos e Paulo Filgueira, palestras sobre prevenção contra incêndios. Somado a isso, aulas práticas de manuseio de extintores também integraram os participantes.

Na terça-feira (20) pela manhã, houveram palestras sobre Saúde Bucal e Meio Ambiente e Sustentabilidade com o dentista Lailson Lima e a professora Sandra Campos, respectivamente. À tarde, a psicóloga Nívia Lopes ficou responsável pela abordagem do tema “Ansiedade e Estresse na Atualidade”, enquanto o médico Jocélio Ramalho ministrou uma exposição sobre Primeiros Socorros. Concomitante a essas atividades, “Boas Práticas em Laboratórios” foi uma palestra apresentada pelo professor Gustavo Barbalho.

De acordo com Alan Matos, também coordenador da Brigada de Incêndio do Campus Canguaretama, a realização da II SIPAT foi fundamental para que os servidores, terceirizados e alunos pudessem absorver mais conhecimentos sobre os assuntos recorrentes a cada tema abordado, assim como para promover a conscientização da saúde e a prevenção quanto aos riscos que podem haver no âmbito do trabalho. Ademais, ressalta com satisfação, a importância das 308 participações nos dois dias para o crescimento integrado na comunidade do campus. Já a psicóloga Nívia Lopes aborda a relevância dessas atividades como uma forma de reconhecimento em relação à ansiedade e ao estresse no trabalho de modo a evitar que esses fatores interfiram no bem-estar de cada indivíduo.​

 
Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas