Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Baía Formosa recebe projeto do Grupo de Turismo do IFRN-Canguaretama

O Litoral Sul do RN no foco turístico do campus Canguaretama/IFRN

Publicada em 29/09/2014 Atualizada há 12 meses

Na manhã desta terça-feira (23/09), o grupo de turismo e geografia do IFRN-Canguaretama desembarcou no “paraíso”, como é carinhosamente chamado, pela própria comunidade local, o município de Baía Formosa. A motivação da visita foi a realização de mais uma etapa do projeto de mapeamento de trilhas da Microrregião do Litoral Sul, nesta cidade.

A equipe constituída por turismólogos, geógrafa e discentes do curso técnico subsequente em eventos, foi recebida pela secretária de turismo da cidade, Márcia. Na visita a “Flor do Caribe” (alusão à novela de mesmo nome gravada no município) foi possível realizar visitas aos principais atrativos turísticos da localidade. As atividades da equipe tiveram início na avaliação da potencialidade turística das trilhas da Mata Estrela. E, além das trilhas mencionadas, foi possível avaliar e sugerir melhorias em produtos e atrativos turísticos potenciais da localidade. A partir deste encontro entre o grupo do IFRN-Canguaretama e equipe técnica da secretaria de turismo foi possível realizar uma avaliação mais precisa sobre a atividade turística em Baía Formosa, originando um conjunto de diretrizes passíveis de serem implementadas para o estímulo ao desenvolvimento turístico local sustentável.

O projeto desenvolvido pelo grupo, intitulado como mapeamento de trilhas da Microrregião do Litoral Sul, consiste numa proposta de mapear as principais trilhas dessa região para o fortalecimento do turismo local. Além disso, também é apresentado como foco da ação o processo de orientação e acompanhamento dos gestores locais em fases que perpassam desde a concepção até a implementação de infraestrutura básica para visitação nas trilhas mapeadas, culminando, ainda, no desenvolvimento de catálogo promocional destas trilhas por parte da equipe de turismo.

É importante ressaltar que este projeto é mais uma ação desenvolvida pela Coordenação de Pesquisa e Inovação do IFRN-Canguaretama em parceria com a Coordenação do Curso Técnico Subsequente em Eventos e a Coordenação da Graduação Tecnológica em Gestão de Turismo (Em processo de implantação) do mesmo campi. Além disso, esse esforço em prol do desenvolvimento do turismo na região conta com o apoio dos dez municípios da microrregião, como também da Diretoria Acadêmica e Diretoria Geral do Campus Canguaretama

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas