SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA

Agenda de debates conclui consulta sobre implementação de projeto

Publicada em 26/05/2014 Atualizada há 1 ano

Comunidade Mendonça do Amarelão

Após a realização de reuniões junto às comunidades indígenas Sagi e Catu (Canguaretama) e Tapará (Macaíba), docentes do Campus Canguaretama realizaram mais duas reuniões na última quinta-feira, dia 22 de maio de 2014. Contando com a presença do coordenador de projetos da FUNAI, Martinho Andrade, o coordenador de Extensão do Campus Canguaretama, Flávio Ferreira, e os professores de Língua Portuguesa e de Matemática daquele Campus, Andrea Lacerda e Alysson Melo, respectivamente, estiveram presentes nas comunidades indígenas Caboclos do Assu (Assu) e Mendonça do Amarelão (João Câmara).

Na pauta, a discussão sobre a implementação do Projeto Saberes Indígenas na Escola (MEC/SECADI/FNDE), o qual será coordenado pelo Campus Canguaretama do IFRN. A ação integra-se ao Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais Indígenas, tendo como objetivo promover os direitos à educação escolar específica para os povos indígenas. A reunião foi articulada junto ao cacique Adriano (Caboclos do Assu) e ao líder Rafael (Mendonça do Amarelão), que mobilizaram as respectivas comunidades a fim de participarem das reuniões, difundindo, assim, as informações naquelas comunidades.

"Ao gerarmos expectativas, pois seremos a primeira instituição do Rio Grande do Norte a oferecer formação para educadores e educadoras indígenas, temos uma grande responsabilidade, mas também ampliamos as iniciativas de formação continuada e de inclusão social no IFRN", afirmou o prof. Flávio Ferreira, coordenador de extensão do Campus Canguaretama.

extensao