Agenda 2030 da ONU é foco do projeto "Informatização Social"

Mais de 100 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social já receberam letramento digital

Publicada em 13/12/2019 Atualizada há 1 ano

O projeto de extensão "Informatização Social" se propõe a promover letramento digital para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social da microrregião do litoral sul do Rio Grande do Norte. As bases do projeto vêm da função social do IFRN e do ODS.4 (Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos) da Agenda 2030 da ONU. A metodologia do projeto foi concebida e validada em uma perspectiva multinível, multidisciplinar, intercampi e interinstitucional, onde estudantes do Curso Técnico Integrado em Informática (Nível Médio, Campus Canguaretama) recebem uma formação didático-pedagógica de outros estudantes da Licenciatura em Informática (Nível Superior, Campus Natal-Zona Norte) para oferecer um curso de letramento digital para crianças e adolescentes (Nível Fundamental) de escolas parceiras municipais e estaduais. Além disso, os estudantes do Campus Canguaretama realizam visitas técnicas de manutenção de computadores e da rede de dados das escolas, que carecem desse tipo de serviço, articulando teoria e prática na sua formação técnica. Desde o início do projeto (2015), um total de 120 crianças e adolescentes receberam o curso de letramento digital em parceria com 5 escolas de Canguaretama, Goianinha e São José de Mipibu, por meio do trabalho (maior parte voluntário) de 26 estudantes do Campus Canguaretama, 6 estudantes do Campus Natal-Zona Norte e 4 professores/as das áreas de Didática, Manutenção de Computadores e Redes de Computadores. Os resultados do projeto já foram publicados nos anais de 7 eventos regionais (SECITEX), nacionais (REDITEC) e internacionais (WFCP e LACCEI) ao longo dos seus 5 anos de execução. "Pretendemos avançar em 2020 com agregação de valor ao projeto, por meio do apoio de professores de outras áreas e também de outros campi do IFRN, além da melhor qualidade na parceria com os/as gestores/as das escolas", finaliza o professor Helber Silva, coordenador do projeto.

Página oficial do projeto: informatizacaosocial.nic.ifrn.edu.br

extensao