Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Projeto ResiduArte é sucesso no IFRN campus Caicó

Projeto tem como finalidade promover a sustentabilidade

Publicada em 26/09/2017 Atualizada há 1 ano

Foi realizada no dia 06 de setembro de 2017, na recepção do campos Caicó, a exposição do projeto ResiduArte. Com o propósito de expor a reutilização de resíduos sólidos provenientes das industrias de confecção de Caicó.

“O projeto visou esse desperdício, esses retalhos que iriam para o lixo, essas sobras das confecções, somente aqui de Caicó e vi-o a ideia de que poderíamos fazer algo inovador, algo que fizesse bem para o meio ambiente e para sociedade. Vocês podem ver que são modelos super bacanas. E a parte social, porque depois nós vamos doar todas essas roupas para três comunidades carentes aqui de Caicó. Desta forma estamos contribuindo com o meio ambiente e com a sociedade também.” – Declarou Marluce, ministrante da oficina de costura no projeto, técnica em vestuário e aluna de design de moda.

 

Além disso o projeto tem um ato social que pretende capacitar mulheres que possam estar em condições de vulnerabilidade social, e tem em mente a produção de artigos de vestuário infantil e peças artesanais. Os objetos artesanais serão vendidos com o intuito de prover renda às mulheres e as peças infantis serão doadas para comunidades carentes.

“Achei muito interessante o trabalho de vocês, porque reside exatamente no aproveitamento de materiais que iam se perder. No século XXI, tempo de problemas ecológicos tão sérios, é importante que trabalhos como esse sejam feitos, bastante interessante estão todos de parabéns, é um trabalho fantástico. O que eu mais gostei foram as roupas feitas para as crianças, feitas a partir de materiais recicláveis e que serão distribuídas para crianças pobres, inclusive não podem ser vendidas, isso foi o que me chamou mais atenção.” – Declarou Carlos Eugenio; professor de geografia do IFRN campos Caicó que visitou a exposição.

A exposição recebeu aproximadamente 100 pessoas, e teve início às 13:30, encerrando-se às 16:30. Todos os resíduos que foram reutilizados no projeto ResiduArte foram recolhidos de empresas parceiras do projeto que são: Vestec, EWS, Arte malhas e Starrett. A Arte Seridó apoiou o projeto ministrando as oficinas de artesanato e de empreendedorismo. 

 

Autoras: Eliane Kátia, Aline Azêvedo, Vitória Tereza, Bruna Louise e Daniely Medeiros​ -Técnico em vestuário 1º ano.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas