Projeto Ensaios de Física encerra suas atividades em 2021

Projeto teve aumento de 100% de inscritos no canal

Publicada em 21/12/2021 Atualizada há 1 ano

O Campus Caicó do IFRN, através da sua área de Extensão, juntamente com a Diretoria Administrativa, tem desenvolvido projetos com o objetivo de aproximar a comunidade acadêmica com a sociedade em geral, um dos projetos que abordou essa ação foi o  “Ensaios de física: divulgação e eventos científicos”, projeto coordenado pelo professor Thiago de Araújo Sobral Silva, inicialmente o projeto tinha como meta ocupar o espaço virtual de mídias sociais com a proposta de trazer temas de interesse geral e científico acessíveis para toda a sociedade.

O projeto teve início em 15/12/2020 e teve como um dos objetivos principais a criação e a manutenção de canais de divulgação científica no YouTube e Instagram, e a expansão para outras mídias, como Spotify. E consequentemente criar a integração da sociedade e o instituto ainda mais intensa e participativa, principalmente relacionado ao curso de licenciatura em física, através de divulgações efetivas dos trabalhos, estudos e eventos realizados.

Aproximadamente 8 (oito) participantes, entre servidores e estudantes, foram mobilizados para atuar no projeto e em suas respectivas ações, que se desenvolveram integralmente de forma remota, devido a suspensão das atividades presenciais e em respeito as medidas de prevenção e combate ao Covid 19.

O projeto de extensão “Ensaios de física: divulgação e eventos científicos” tem a proposta de aproximar a sociedade e o campus do IFRN/Caicó, em especial no que diz respeito a curiosidade científica inata ao ser humano. Aumentando o padrão de qualidade de semestres anteriores, o ensaios de física mantém postagens em canais de mídias sociais como o YouTube, o Instagram e, mais recentemente, o Spotify.

Na data de início do projeto, 20/12/2020, o YouTube do Ensaios de Física contava com 84 inscritos e 1400 visualizações, fruto do trabalho no semestre anterior. Ainda neste início, já existia o canal do Instagram @ensaiosdefisica com 153 seguidores e 36 publicações. Na data de finalização do projeto, 15/10/2021, o canal do YouTube contava já com 218 inscritos e mais de 9 mil visualizações. O canal do Instagram, por outro lado, já registra 333 seguidores e 120 publicações no final do projeto. Hoje o projeto também conta com um canal no Spotify, favorecendo ainda mais o acesso dos interessados. Este crescimento em qualidade e audiência revela a evolução dos membros da equipe tanto na duração de sua escolaridade (conceitos de física e pedagogia), quanto em relação à intimidade digital (gravação, edição e divulgação de imagens e vídeos).

Os estudantes envolvidos com o projeto eram exclusivamente da licenciatura em Física, curso ofertado pelo IFRN/Caicó. Ao estudante cabia selecionar temas de amplo interesse, criar roteiros envolventes, fazer locuções, edições de áudio e/ou vídeo e divulgar nas redes sociais. Estas habilidades contribuem ativamente para a versatilidade do professor do novo milênio, atributos pouco explorados pelo curso tradicional. Neste semestre, a equipe formada por cinco estudantes (sendo dois bolsistas) e dois professores do quadro permanente do IFRN/Caicó produziram 66 vídeos completos que estão à disposição de outros estudantes, curiosos e também prontos para uso em sala de aula por professores de física. - Thiago Sobral (Professor e coordenador do projeto).

extensao