EXTENSÃO

Projeto de extensão Coletivo de Produção Cultural tem suas ações ampliadas devido a pandemia

Coordenador do projeto relata a importância do Projeto para comunidade escolar.

Publicada em 28/10/2021 Atualizada há 12 meses

O Campus Caicó do IFRN, através do Edital interno de seleção de projetos na área de comunicação promovido pelo setor de Extensão, tem desenvolvido projetos com o objetivo de promover a cultura digital, com vistas a contribuir para o desenvolvimento educacional, social, cultural e tecnológico dos alunos e da comunidade. Um dos projetos que trata sobre esse tema é o "Coletivo de produção cultural: Comunicação e mídias na educação", sob a coordenação do professor João Gomes da Rocha.

O projeto, que concluiu suas atividades este mês, colaborou significativamente na promoção de eventos organizados pelo campus, contribuindo com a divulgação cultural da comunidade escolar e para toda a região Seridó, fomentando, assim, a comunicação digital por meio de cursos de formação e incentivo ao uso das mídias digitais na escola.

O projeto teve início em 15/12/2020, contou com a participação direta de 21 colaboradores, entre estudantes e docentes, e teve suas atividades desenvolvidas em formato remoto devido a suspensão das atividades presenciais, tendo em vista as consequências e em respeito as medidas preventivas de combate ao COVID-19.

Durante a execução do projeto foram oferecidos cursos na área de organização de eventos, marketing e mídias digitais para toda comunidade acadêmica como também a comunidade externa.

"Desde o início da pandemia, o coletivo de produção cultural trabalhou em todos os momentos. Creio que tenha sido um dos poucos projetos a continuar suas atividades mesmo com a suspensão das aulas. O nosso trabalho consiste em informar, interagir e criar eventos que divulguem o campus e suas atividades. Por este motivo que, durante a pandemia, as atividades desenvolvidas no projeto, desde a rádio escolar, revista, campanhas e promoções de atividades ligadas a arte e cultura, além das lives no YouTube, foram de extrema importância para manter os laços com a nossa comunidade acadêmica. Por outro lado, ao rompermos com os muros da escola por meio do digital, pudemos aumentar o nosso alcance, sendo agora um meio de comunicação eficaz para as atividades não só do campus, mas da comunidade externa que sempre nos procuram para apoio nas divulgações. No projeto "Mídias e comunicação" já estávamos mais preparados para lidar com o digital e meios de comunicação diversos. Resultado disso são as postagens no nosso Instagram (@radioescolarifrn) e site (radioescolarifrn.com). Ampliamos para atividades e canais de comunicação para diversos públicos (podcast, vídeos de notícias, vlogs, vídeos musicais, entre outros). O grande desafio é manter os alunos engajados o tempo todo, tendo em vista o distanciamento social, mas a equipe tem trabalhado duro. Os pontos positivos são vários, mas o que se destacou foi a nossa capacidade de nos reinventarmos durante esse período", relata o professor João Gomes.

extensao