Simpósio do Seridó

Professores do Câmpus Caicó lançam livros durante o I Simpósio do Seridó

Veja também o que aconteceu no segundo dia do evento (07)

Publicada em 10/12/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Joselma, aluna do curso de Vestuário, apresentando seu trabalho durante o I Simpósio de EC&T do Seridó

O segundo dia de atividades do I Simpósio de Educação, Ciência e Tecnologia do Seridó começou agitado com o lançamento de dois livros de professores do IFRN Câmpus Caicó: A Arte Rupestre Como Expressão Comunicativa da Cultura, de autoria de Gerlúzia Azevedo; e Os Eventos Geográficos e a Expansão Urbana de Caicó: Desigualdades e Coexistências na Urbe, do professor Carlos Eugênio de Faria.

O livro da profª. Gerlúzia explora a Arte Rupestre como forma de registro do cotidiano dos povos da pré-história, incluindo seus rituais, costumes e hábitos, revelando importantes fatos da cultura dos nossos antepassados. Já o do prof. Carlos Eugênio faz uma retrospectiva da expansão urbana da cidade de Caicó, realizando uma análise dos eventos geográficos que influenciaram este desenvolvimento, partindo da década de 1970 e chegando à primeira década do século XXI.

Dando sequência à tarde do Simpósio, alunos do Câmpus Caicó apresentaram os trabalhos inscritos para o segundo dia do evento no hall de entrada da unidade do IFRN, dentre os quais o da aluna Joselma Oliveira (foto), do curso de Vestuário na modalidade subsequente, autora do trabalho "Teciteca Itinerante: Levando Informação ao Seridó", sob orientação da professora Tatiana Ferreira.

Entre os objetivos do trabalho, desenvolvido na forma de projeto de extensão, estão fazer com que a população em geral possa conhecer a Teciteca (conjunto de amostras têxteis, entre elas: fibras, fios, linhas, tecidos, aviamentos, dentre outros, que servem como um catálogo interativo) do IFRN e passem a utilizá-la, além de divulgar os cursos da área têxtil oferecidos pelo câmpus para as industrias da região, para que saibam da existência de mão-de-obra qualificada para a área.

Após a exibição dos trabalhos, seguiram-se as sessões técnicas, com a apresentação dos cursos de Eletrotécnica e Informática oferecidos pelo IFRN, respectivamente, pelos professores-coordenadores Antônio Carlos Buriti e Alessandro Rolim, que expuseram os projetos pedagógicos dos cursos e discutiram sobre a atual demanda do mercado para profissionais formados pelo Instituto.

Fechando a tarde da sexta-feira, Francisco Galvão, presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) proferiu a palestra "Desenvolvimento no Seridó", na qual discutiu temas como os potenciais da região, os desafios a serem enfrentados, conquistas recentes, a previsão para os anos seguintes e o papel de cada um nesse processo de desenvolvimento.

extensao