CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

IFRN e secretarias do Estado do Rio Grande do Norte firmam parceria

Caicó é um dos campi participantes do projeto que capacitará profissionais na área de costura

Publicada em 04/11/2021 Atualizada há 1 ano

Representantes do IFRN, da Sedec, da Funcern e do Senai discutem ações de parceria. Foto: Comunicação do Campus SGA.

Na manhã do dia 25 de outubro de 2021, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participaram de uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Norte (Sedec/RN) para discutir questões operacionais e contratuais do programa de capacitação profissional na área de costura.

Fruto de uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Sedec e das secretarias de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas/RN) e das Mulheres, Juventude e Direitos Humanos (SEMJDH/RN), o projeto contará com a atuação do IFRN e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RN) na execução técnica, além da colaboração do Instituto Riachuelo.

Objetivo da ação

A meta inicial é capacitar, por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), duas mil trabalhadoras e trabalhadores para o setor têxtil nas mais diversas regiões do estado, com início previsto ainda este ano. No âmbito do IFRN, quatro campi participarão do projeto: São Gonçalo do Amarante, Apodi, Caicó e Pau dos Ferros. O coordenador de Extensão do Campus São Gonçalo do Amarante, professor Fernando Freire, comenta que “num momento de crise, precisamos ampliar as possibilidades formativas e de promoção à inserção no mundo do trabalho”.

Além do professor Fernando Freire, participaram do encontro, pelo IFRN, a diretora-geral do Campus São Gonçalo do Amarante, professora Marilac de Castro, e o coordenador de Pesquisa do Campus Caicó, professor Jorge Rabelo. Também estiveram presentes, pela Sedec, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, acompanhado de técnicos da secretaria, além do coordenador de Projetos da Funcern, Emerson Cortez, e, representando o Senai/RN, Luciene Pontes.

extensao