Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

moda

Curso de Design de Moda realiza a Semana Fashion Revolution

Evento acontece entre 24 e 28 de abril

Publicada por Matheus Medeiros em 27/04/2023 Atualizada há 11 meses, 4 semanas

Durante os dias 24 e 28 de abril acontece a Semana Fashion Revolution, que é um evento global anual com intuito de promover a reflexão sobre o impacto da indústria da moda no meio ambiente e na sociedade. Durante essa semana são realizados diversos debates, palestras, exposições e desfiles com o fim de informar e gerar essa reflexão no público.

Esse movimento foi criado em 2013 após o desabamento de uma fábrica têxtil em Bangladesh, que deixou mais de mil mortos e desde então busca promover uma mudança na indústria da moda para torná-la mais sustentável, transparente e responsável.

No IFRN o evento está sendo realizado através de oficinas, palestras e workshops. A palestra de abertura ocorreu na noite desta segunda-feira e as oficinas e workshop são desenvolvidos ao longo da semana.

Nas oficinas são trabalhados temas como customização de roupas antigas, modelagem de resíduos e tingimento natural com o intuito de ensinar aos alunos como prolongar a vida útil das roupas e como torná-las usáveis novamente, gerando assim menos desperdício.

Já as palestras e workshops são voltadas ao ensino de sustentabilidade na área da moda e à geração de um pensamento crítico sobre o assunto.

Também houve a feira de troca de roupas usadas, e a sessão pipoca onde foi exibido o documentário The True Cost, que fala sobre o consumo na indústria da moda e o seu impacto nos direitos humanos e nas questões ambientais, citando inclusive o acidente que aconteceu em Bangladesh e influenciou a criação desse movimento.

Segundo a organização do evento “A importância de trazer um evento mundial como o Fashion Revolution para Caicó é debater com a comunidade acadêmica e a comunidade externa sobre os impactos acusados pelo consumo. Trazer discussões sobre nossa responsabilidade na geração de resíduos, desvalorização da mão de obra, exploração ambiental e social causados pela moda. Além disso, a semana traz como pauta a valorização da mão de obra e fazeres locais e do mercado local, mostrando o que temos para o mundo.”

Palavras-chave:
Moda

Notícias relacionadas