Mulheres Mil

Campus Caicó do IFRN certifica mais uma turma do Programa Mulheres Mil

Cerimônia aconteceu na última quinta feira

Publicada em 19/12/2022 Atualizada há 1 ano

O Campus Caicó do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN, IFRN|CA, certificou, nesta quinta-feira (14), vinto e quatro novas profissionais costureiras formadas no curso de Corte e Costura, desenvolvido em parceria com as prefeituras de Caicó e Timbaúba dos Batistas, através do Programa Mulheres Mil.

Para Francisca Isabel, aluna de Timbaúba dos Batistas, o ingresso no curso aconteceu após muita insistência das filhas. “Agradeço pela oportunidade, as aulas eram tão boas que não via o tempo passar, vou sentir muita saudade da turma, dos professores e do Instituto", enfatizou a agora costureira.

Sobre o Programa

O Programa Mulheres Mil intensifica o acesso das populações tradicionalmente afastadas da possibilidade de inclusão ao conhecimento, à tecnologia e à inovação gerados nos institutos através do estímulo ao desenvolvimento regional e institucional, pela melhoria do acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade social à educação e ao mundo do trabalho.

Desse modo, o referido programa promove o crescimento humano dessas mulheres, através da melhoria (sociocultural e econômica) de suas condições de vida , aumentando a possibilidade de elas contribuírem com a governança de suas comunidades, na medida em que se transformam em cidadãs social e economicamente emancipadas. Nesse sentido, o acesso à instituição passa a ser concebido como um instrumento de inclusão, promotor de permanência no ambiente dos institutos e no mundo do trabalho, com êxito e sustentabilidade, dada a mudança de concepção de acesso meritocrático e seletivo para um acesso inclusivo e afirmativo.

extensao