Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Trabalhos produzidos por alunos e professores do Campus Apodi são aceitos na XII CONNEPI

O Congresso será realizado em Rondônia

Publicada em 23/09/2022 Atualizada há 1 ano

Proporcionar a resolução de problemáticas relevantes para a sociedade e melhorar processos existentes são objetivos de todo pesquisador, no Campus Apodi essa meta é levada a sério por alunos e professores do curso de Informática e resultou na aprovação de seus trabalhos na XIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação.

A décima terceira edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) será realizada de 26 a 29 de setembro de 2022 e organizada pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), sob a temática "CONNEPI que Transforma: Diversidade e Inclusão". Pela primeira vez, o evento será realizado no formato híbrido, com atividades online (apresentação de trabalhos), presenciais (Mostra de IFs, Mostra Tecnológica, Desafio de ideias) e híbridas (palestras, mesas redondas e Mostra Cultural).

CONHEÇA OS TRABALHOS

Representação de Conhecimento em Vacinação de Rebanhos

O trabalho apresenta a representação ontológica de conhecimento no domínio do manejo sanitário de rebanhos, no intuito de prover melhorias na informatização do controle da vacinação.

Autores:

Flávia Nycole Firmino Moreira (Discente do Curso Técnico em Informática)

Kaylane Nicolly Praxedes Nobre (Discente do Curso Técnico em Informática)

Lidiane Kalidia Fernandes de Souza (Egressa do Curso Técnico em Agropecuária)

Lumila Raquel de Oliveira Câmara (Egressa do Curso Técnico em Agropecuária)

Carlos Fran Ferreira Dantas (Professor IFRN/Apodi – Informática)

 

EntreLetras

O trabalho trata do desenvolvimento de uma plataforma que atenda às necessidades apresentadas pelo corpo docente e discente na realização da atividade do Concurso de Soletração no IFRN - Campus Apodi. A plataforma, em desenvolvimento, tem o objetivo de informatizar as etapas de realização do Concurso de Soletração e dispor de uma área para a disponibilização de materiais de estudo que beneficiem os discentes na competição em questão.

Flávia Nycole Firmino Moreira (Discente do Curso Técnico em Informática) 

Francisco Viana Joventino Júnior (Discente do Curso Técnico em Informática)

Kaylane Nicolly Praxedes Nobre (Discente do Curso Técnico em Informática)

Maria Eduarda Ferreira Gurgel (Discente do Curso Técnico em Informática)

Rikelmy Magno de Oliveira (Discente do Curso Técnico em Informática)

Ana Cristina Pinto Bezerra (Professor IFRN/Apodi – Letras/Português) 

 

Utilização de Metodologias Ativas no Ensino de Programação: Relato de Experiência no Ensino Técnico

Este trabalho relata uma experiência exitosa de utilização de metodologias ativas e tecnologias digitais na disciplina de programação de computadores ofertada em curso técnico integrado ao ensino médio. Tal intervenção metodológica foi motivada pelo baixo rendimento dos discentes na disciplina no ano letivo de 2016 e resultou em aumento nos índices de aprovação na disciplina nos anos seguintes.

Autor: Carlos Fran Ferreira Dantas (Professor IFRN/Apodi – Informática)