CONQUISTAS

Estudantes do IFRN Campus Apodi se destacam na 16ª Olimpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Foram conquistadas 2 medalhas de bronze e 13 Menções Honrosas

Publicada em 27/01/2022 Atualizada há 1 ano

O Campus Apodi teve 15 premiados na 16ª Olimpiada Brasileira de Matemática  das Escolas Públicas que ocorreu em 2021. Uma conquista de grande relevância para comunidade acadêmica uma vez que essa competição nacional contou, em sua primeira fase, com aproximadamente 18 milhões de candidatos.

Os alunos Guilheme Sidor Gomes e Maria Clara de Oliveira Belarmino, ambos dos 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática, conquistaram a medalha de bronze na competição. Esses dois alunos também já são detentores de medalhas na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (2021).

Além do Bronze, o campus também conquistou 13 Menções Honrosas, os alunos premiados foram:

Alice Daniele Marinho Alves

Ana Luiza Targino Bandeira

Arthur Iwin De Freitas Costa

Erielke Beatrz Da Silva

Luana Helena Silva Dos Nascimento

Marcos Vinicius Freire Pinto Silveira

Mezack Kleberson De Sousa Alves

Pedro Henrique De Oliveira Melo

Rikelmy Magno De Oliveira

Thiago Henrique Duarte Moreira

Victor Gabriel Freire De Gouveia

Ykaro Afonso Da Silva Oliveira

Ystefane Karen Gurgel Benevides

Durante a fase preparatória, os discentes foram orientados pela Equipe de Professores de Matemática do Campus. Parabenizamos a todos os envolvidos!

A importância da OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

Estimular e promover o estudo da Matemática;

- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2019, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.