CONQUISTAS

Campus Apodi está na final 13ª Olimpíada Nacional de História do Brasil

Quatros equipes se classificam para ultima fase da competição

Publicada em 24/06/2021 Atualizada há 1 ano

Férias? Provavelmente você pensaria que que todos os alunos e professores precisam e muitas vezes comemoram sua chegada. Contudo, 39 alunos do IFRN Campus Apodi preferiram buscar mais conhecimentos, ir além daquilo que os livros didáticos costumam oferecer e escolheram formar equipes para participar da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, evento promovido anualmente pela UNICAMP.

O estado do Rio Grande do Norte ficou em segundo lugar no número de equipes finalistas, empatado com São Paulo, um feito que por si só já merece destaque. Quando iniciou, a ONHB tinha 9,3 mil equipes de todo o país. Agora, na final, tem 415 equipes, e o IFRN Campus Apodi estará representando.

A ONHB é uma olimpíada que envolve assuntos diversos, que são de História e se relacionam a História, em análises interdisciplinares e transdisciplinares, de uma riqueza imensurável. Esta edição, assim como em 2020, foi feita de forma remota, e provavelmente a grande final também será, ocorrendo em agosto vindouro.

Cada equipe é formada por três alunos e um professor de História como orientador. Foram seis fases classificatórias até terem direito à grande final. Das 13 equipes do Campus, 4 conseguiram acesso à final. Entretanto, as 13 equipes da primeira até a sexta fase e com certeza na fase final, continuarão apoiando. A ONHB acaba envolvendo muito mais que as equipes individualmente.

O professor Tales Augusto conta que durante todo o processo desta edição da ONHB, escolas de Mossoró e outras cidades colaboraram na discussão. Ele. por ser autor do livro História do RN para Iniciantes, tentou auxiliar também as equipes de Mossoró e do estado com materiais sobre história local, na tarefa que dizem ter sido uma das mais difíceis de todas as edições da ONHB.

“Sou grato a todos os alunos do Campus Apodi. Todos, sem exceção, que fazem parte da 13ª ONHB. É sabido que por vezes existe o pensamento de supervalorizar finalistas, só que a ONHB tem uma máxima de um aprendizado que é imensurável, aprendizado para os alunos e tenham certeza de que muito mais para nós professores.”, salientou o professor.