Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONQUISTAS

Campus Apodi conquista 9 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Alunos foram orientados pela equipe de professores de Física

Publicada em 02/09/2021 Atualizada há 1 ano

Campus Apodi do IFRN participou da versão virtual da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), um evento nacional realizado nas escolas brasileiras desde 1998, pela Sociedade Astronômica Brasileira que conta com a participação de escolas públicas ou privadas para alunos do ensino fundamental e médio. Ao todo foram conquistadas 9 medalhas por alunos dos cursos técnicos integrados: 5 ouros, 3 pratas e 1 bronze.

Os alunos receberam orientação do representante local da OBA na instituição, o professor de Física Francisco de Assis Sousa, juntamente com os demais professores colaboradores, prof. Vladson Galdino, prof. Ueslei Marques (matemática) e prof. Iranildo Gomes. O resultado foi comemorado pelos docentes da disciplina de Física: “Esperamos que o contato dos alunos com Astronomia e Astronáutica desperte, cada vez mais, o seu interesse e o seu prazer em estudar ciências e que essa premiação sirva de incentivo para mais alunos participarem da competição.”, comentou o professor Francisco de Assis, representante local do projeto.

O aluno tri-medalhista de ouro na competição Thiago Henrique fala da emoção de conquistar mais uma medalha em sua vida acadêmica:

“Estou muito feliz pois sei que isso é fruto do meu esforço, sempre quis ser um aluno olímpico e agora sou, o IFRN Campus Apodi foi muito importante para essa conquista, fui apresentado ao mundo das olimpíadas educacionais, até ingressar na instituição não sabia da existência dessas competições, recebi todo apoio possível e materiais de estudos muito bons, cursos e professores capacitados que enxergaram que tinha talento e podia me destacar nacionalmente”, diz Thiago Henrique.

Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, o Campus Apodi segue conquistando medalhas em olimpíadas, dessa forma parabeniza todos os envolvidos pela premiação alcançada.

 

Veja a lista de alunos medalhistas: 

 

Medalha

Nome completo

Série

Curso

 

 

Ouro

Abmael Brito Porto

4

INFO

Marcos Vinicius Freire Pinto Silveira

4

INFO

Ana Cristina Moreira Marinho

3

INFO

Thiago Henrique Duarte Moreira

4

BIO

Gustvo Línic de Souza Pamplona

3

BIO

 

Prata

Mathias De Sousa Amorim

2

QUÍM

Antonio Samuel da Silva Souza

3

INFO

Hamilton Cristyan Lima de Noronha

2

INFO

 

Bronze

Luana Helena Silva Do Nascimento

3

BIO

 

Sobre o OBA

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.