Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica

O Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN visa dar continuidade à formação científica de profissionais de nível superior provenientes de diversas áreas do conhecimento, capacitando-os para a docência e para a pesquisa na área da Educação Profissional. Esse programa está norteado pelos seguintes princípios formativos:

  • a) trabalho, ciência, tecnologia e cultura como dimensões indissociáveis da formação humana;
  • b) trabalho como princípio educativo;
  • c) realidade como uma totalidade, síntese de múltiplas relações;
  • d) homens e mulheres como seres histórico-sociais capazes de transformar-se e à realidade;
  • e) relação teoria e prática na perspectiva da práxis.

Objetivo Geral

Contribuir para a elevação da qualidade social da educação profissional, considerando as suas interrelações com a educação básica, em espaços escolares e não escolares, por meio da produção do conhecimento do campo de estudo das políticas, da formação docente e das práticas pedagógicas em Educação Profissional.

Objetivos específicos

  • a) Formar profissionais, em nível de pós-graduação stricto sensu, para o exercício de atividades de ensino e de pesquisa no campo da Educação Profissional, respaldando-se nos princípios institucionais da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão e da formação humana integral por meio da educação profissional, articulando trabalho, ciência, tecnologia e cultura;
  • b) Desenvolver pesquisas centradas em objetos referentes à área da Educação Profissional, focalizando os processos formativos primordialmente integrados à educação básica pública;
  • c) Fortalecer e consolidar os grupos e núcleos de pesquisa e fomentar a cultura e as práticas de investigação por meio dos diferentes programas desenvolvidos no IFRN;
  • d) Ampliar a cooperação com outras instituições acadêmico-científicas em nível local, regional, nacional e internacional, articulando estudos, pesquisas e outras estratégias que convirjam para a produção do conhecimento na Educação Profissional.

Página atualizada em 16/07/2026 às 15:14 (há 6 horas, 14 minutos) Publicada em 16/07/2026 às 15:14 (há 6 horas, 14 minutos)