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Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) é um grupo de trabalho e estudo permanente, vinculado a Pró-Reitoria de Ensino e às Diretorias Acadêmicas de Ensino, no âmbito dos campi.

Finalidade e público-alvo

O Núcleo tem por finalidade fomentar e assessorar o desenvolvimento de ações de natureza sistêmica no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão que promovam o cumprimento efetivo das Leis nº 10.098/2000, nº 13.146/2015, do Decreto nº 5.296/2004 e dos demais instrumentos legais correlatos.

O público alvo das ações do Napne são:

  1. Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades; e
  2. Pessoas com Transtornos Funcionais Específicos - pessoas com dislalia, discalculia, dislexia e disgrafia.

Para fins de esclarecimento: os transtornos globais do desenvolvimento englobam

  • Transtorno do Espectro Autista;
  • Síndrome de Rett;
  • Transtorno ou Síndrome de Asperger;
  • Transtorno Desintegrativo da Infância; e
  • Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.

Competências e objetivos

O Napne terá como competências analisar assuntos concernentes:

  • À quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais;
  • Ao atendimento de pessoas com necessidades educacionais específicas no Campus;
  • À revisão de documentos visando à inserção de questões relativas à inclusão social no ensino regular, em âmbito interno ou externo;
  • A promoção de eventos que envolvam a sensibilização e capacitação de servidores; e
  • A educação para as práticas inclusivas em âmbito institucional.

Ainda é competência do Núcleo articular os diversos setores da instituição nas diversas atividades relativas à inclusão social, definindo prioridades de ações, aquisição de equipamentos, software e material didático- pedagógico a ser utilizado nas práticas educativas. Por fim, cabe ao Napne prestar assessoramento a dirigentes da Pró-Reitoria de Ensino e dos campi do IFRN em questões relativas à inclusão social de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas.

Já entre seus objetivos, estão:

  • Difundir a prática educativa democrática e a inclusão social como diretriz do IFRN;
  • Promover as condições necessárias para o ingresso e permanência de alunos com necessidades educacionais específicas;
  • Promover e participar de estudos, discussões e eventos sobre a inclusão social;
  • Integrar os diversos segmentos que compõem a comunidade do IFRN por meio de ações de sensibilização que favoreçam a corresponsabilidade na construção da ação educativa de inclusão social na Instituição;
  • Atuar nos colegiados dos cursos, oferecendo suporte no processo de ensino e aprendizagem dos discentes;
  • Potencializar o processo ensino e aprendizagem por meio de orientação dos recursos de novas tecnologias assistidas, inclusive mediando projetos de inovação tecnológica assistida, desenvolvidos por discentes e docentes;
  • Propor e acompanhar ações de eliminação de barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais na instituição;
  • Incentivar a implantação de conteúdos, disciplinas permanentes e/ou optativas referentes à Educação Inclusiva, nos cursos ofertados pelo IFRN;
  • Atuar junto aos professores na adaptação e produção dos materiais didáticos e apoiar os servidores no atendimento de pessoas com necessidades educacionais específicas no ambiente escolar;
  • Promover e estimular o desenvolvimento de atividades formativas para a comunidade educativa do IFRN; e
  • Articular as atividades desenvolvidas com as ações de outras Instituições voltadas ao trabalho com pessoas com necessidades educacionais específicas.

Publicada em 17 de Fevereiro de 2023 às 08:15 Atualizada em 10 de Setembro de 2024 às 11:39