Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Foto de Luciane Almeida

Docente

Luciane Almeida

Licenciada em Pedagogia pela UFPA, Mestra em Educação pela UFRN, Especialista em Educação Profissional pelo IFRN. Atualmente, cursa Doutorado em Educação na UFRN, desenvolvendo pesquisa no campo da formação docente na educação profissional. Professora de Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), lotada no Campus Avançado Natal Zona Leste, onde atua na área de formação de professores, com ênfase em Didática, Estágio Docente, Educação Profissional e Educação a Distância. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas Pedagógicas e Docência em EAD (GEPEAD IFRN). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9460-5363

Campus:
ZL
Disciplina:
Didática

  • Especialização em Especialização em Educação Profissional

    Institução/Ano:
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2019 - 2020)
    Título:
    Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados à Distância do IFRN: um diálogo com os licenciandos-professores
    Orientador:
    Patrícia Carla de Macedo Chagas
  • Mestrado em Educação

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007 - 2009)
    Título:
    O desafio da parceria na implementação do PRONERA: o caso do Projeto Alfabetização Cidadã no Nordeste Paraense
    Orientador:
    Profª Drª Maria Aparecida de Queiroz
  • Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Pará (2002 - 2006)
    Título:
    Os Assentamentos do Estado do Pará: Retratos desse palco de lutas pela terra, pela vida e pela educação
    Orientador:
    Prof. Dr. Salomao Antonio Mufarrej Hage
  • Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED)

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022 - )
    Título:
    Representação social de "ser docente" para professores licenciados da educação profissional e tecnológica
    Orientador:
    Erika dos Reis Gusmão Andrade
  • Ciências Humanas – Educação – Formação de professores
  • Ciências Humanas – Educação – Estágio docente
  • Ciências Humanas – Educação – Didática
  • Ciências Humanas – Educação – Tópicos Específicos de Educação – Educação a distância
  • Ciências Humanas – Educação – Educação profissional
  • Representações sociais de docentes da educação profissional: estado de conhecimento na pós-graduação brasileira em educação

    Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, 2023

  • Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados na modalidade a distância do IFRN: um diálogo com os licenciandos ? professores

    Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT), 2021

  • Formação de profissionais para o magistério na Educação Profissional e Tecnológica: a oferta de cursos de formação pedagógica em perspectiva

    Anais do VII COLÓQUIO NACIONAL E IV COLÓQUIO INTERNACIONAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: POLÍTICAS, HISTÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE, 2023

  • Representações sociais e educação profissional: estado do conhecimento em programas de pós-graduação em educação no Brasil

    XII Jornada Internacional sobre Representações Sociais e X Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2023

  • O estágio curricular docente da licenciatura em Física do e no IFRN Campus Caicó

    Encontro Nacional das Licenciaturas, 2018

  • Formação inicial de professores de Física no IFRN/Campus Caicó: o estágio em perspectiva

    III Congresso Nacional de Educação, 2016

  • A literatura como ferramenta didático-pedagógica no ensino de Física

    XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015

  • Os mitos, o céu e o hoem na Oficina Astronomia Cultural do PIBID de Física do IFRN ? Campus Caicó

    XXXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2015

  • A utilização do blog para o ensino de Física

    XXXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2015

  • Relatos de estudantes do Curso de Licenciatura em Física do IFRN Campus Caicó sobre a importância de atividades experimentais em ações do PIBID

    XXXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2015

  • Clube de Ciências Raimundão: um espaço de divulgação científica do Subprojeto PIBID de Física do IFRN/Campus Caicó

    XXXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2015

  • O uso de tirinhas juntamente com experimentação como ferramentas didáticas no ensino de Física: uma produção do PIBID ? IFRN Campus Caicó

    XXXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2015

  • Jornal de Ciências como ferramenta didático-pedagógica na Educação de Jovens e Adultos

    XXXII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2014

  • Por uma política pública de educação do campo: propostas, articulações e embates a partir dos anos 90

    I Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba, 2011

  • Por uma política pública de educação do campo: propostas, articulações e embates a partir dos anos 90

    I Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba, 2011

  • Relações entre movimento social e Estado: a parceria no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária

    34ª Reunião Anual da ANPED, 2011

  • Faces da realidade educacional nos assentamentos de reforma agrária no Estado do Pará: notas para formulação de políticas públicas

    V Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e VI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/RN, 2008

  • O PRONERA no Estado do Pará: aspectos do Projeto Alfabetização Cidadã no Nordeste Paraense

    V Seminário de Educação e Movimentos Sociais, 2008

  • Política pública de educação de jovens e adultos do campo: Um estudo sobre o PRONERA no Estado do Pará

    Encontro Nacional de Educação, Cultura e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, 2008

  • Movimentos sociais e educação do campo na Amazônia: referenciais para políticas e práticas educacionais

    18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007

  • Algumas reflexões teóricas acerca do perfil e caracterização do educador do campo e da prática pedagógica desenvolvida no processo de formaçao em projetos de assentamento

    18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007

  • Alfabetização, Formação e Escolarização em Assentamento Rurais: Faces do Projeto Alfabetização Cidadã no Nordeste Paraense

    III Colóquio Internacional Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento; I Seminário sobre a Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro: o papel dos Observatórios de Educação, 2007

  • Alfabetização, Formação e Escolarização: Dimensões do Projeto de Extensão Alfabetização Cidadã no Nordeste Paraense

    IV Colóquio Nacional da AFIRSE ? Secção Brasileira, 2007

  • Educação de jovens e adultos: referenciais para políticas e práticas educacionais inclusivas

    IV Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/ ANAPE-PB, 2007

  • Retratos da realidade da educação em assentamentos de reforma agrária do Estado do Pará

    58ª Reunião Anual da SBPC: Semeando Interdisciplinaridade, 2006

  • Retratos da realidade da educação em assentamentos de reforma agrária do Estado do Pará

    XVII Seminário de Iniciação Científica da UFPA, 2006

  • Movimentos sociais populares do campo e a afirmação do direito à educação: uma questão que envolve saber e poder

    I Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2006

  • Desafios da educação nos assentamentos da reforma agrária da Amazônia Paraense

    VII Congreso Latino-Americano de Sociologia Rural, 2006

  • Faces da realidade da educação do campo em assentamentos do Estado do Pará

    V Seminário de Políticas Educacionais e Currículo, 2006

  • EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA: Uma experiência nos municípios de Santarém e Marabá

    57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira pelo Progesso da Ciência, 2005

  • Alfabetização e inclusão social: A experiência educativa do projeto Alfa-cidadã na Transmazônica

    Congresso Nacional de Educação - CONED, 2004

  • Alfabetização e inclusão social na Transamazônica: a experiência educativa do Projeto Alfa-Cidadã

    V Congresso Nacional de Educação, 2004

Sincronizado em 30/11/2025 às 04:31 (há 21 horas, 2 minutos)