PUBLICAÇÕES

Professor do Campus publica artigo sobre vulnerabilidade à dengue no Nordeste do Brasil

O material foi publicado pelo docente Marcelo Amorim, na Revista Urban Climate

Publicada em 10/12/2020 Atualizada há 1 ano

Artigo classificado pela Capes como Qualis A1, o nível mais elevado para uma publicação científica

Estamos vivendo atualmente um novo aumento no número de casos de Covid-19 em nosso país, mas não podemos negligenciar outras doenças. Estamos nos aproximando do verão, época mais propícia para a transmissão de dengue. Isto porque a elevação da temperatura associada à maior frequência de chuvas acelera o ciclo de reprodução do Aedes aegypti e, como consequência, observa-se o aumento do número de casos.

Nesse contexto, o professor de Geografia do IFRN - Campus São Gonçalo do Amarante Marcelo Amorim acaba de publicar o artigo "Profile estimates for the analysis of climatic and socio-sanitary vulnerability to dengue in municipalities in Northeast Brazil" (Estimativas de perfis para análise da vulnerabilidade climática e sociossanitária à dengue em municípios do Nordeste do Brasil", em tradução livre), na 34º edição da Revista Urban Climate, de excelência internacionalmente reconhecida.

Ao tratar da importância do estudo recentemente publicado, Amorim afirmou que "a dinâmica do Aedes aegypti e da dengue são processos extremamente complexos. A identificação das localidades com maior vulnerabilidade à dengue deve ser baseada em evidências ambientais, estruturais, demográficos e epidemiológicos. O uso da metodologia GoM (Grade of Membership), coloca este estudo com grande diferencial devido seu ineditismo e possibilidades de avanços reais no conhecimento".

Vulnerabilidade à Dengue

O artigo, que reflete parte dos estudos realizados pelo professor Marcelo Amorim no doutorado, foi feito em parceria com pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ciências Climáticas da UFRN. O objetivo da pesquisa foi estimar perfis de vulnerabilidade climática e sociossanitária à incidência de dengue nos municípios do Nordeste do Brasil. Para tanto, adotou-se uma abordagem quantitativa-descritiva, com o estudo das variáveis climáticas, epidemiológicas, entomológicas e sociossanitárias. Os dados da pesquisa, retirados do Ministério da Saúde, ANA, IBGE e PNUD, foram analisados através do método Grade of Membership (GoM), para estimar perfis de vulnerabilidade.

Artigo publicado - Revista Urban Climate (M.L.A.Souza; M.B. Andrade; M.H.C.Spyrides; I.C.M.Tinoco)

:::CONTEÚDO RELACIONADO:
18/10/2020: Professor do Campus publica artigo sobre vulnerabilidade à Covid-19 no Nordeste do Brasil
30/04/2020: Projetos desenvolvidos no Campus São Gonçalo do Amarante auxiliam no combate a Covid-19
pesquisa