Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PROJETOS DE PESQUISA

Professor do Campus publica artigo sobre vulnerabilidade à Covid-19 no Nordeste do Brasil

Publicação é fruto de projeto de pesquisa submetido ao Edital 02/2020 - Propi/IFRN

Publicada em 18/10/2020 Atualizada há 1 ano

A pesquisa foi realizada cruzando variáveis: densidade demográfica, taxa de urbanização, percentual de idosos acima de 60 anos e internações hospitalares

O Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN suspendeu as aulas presenciais, mas continuou desenvolvendo vários projetos de pesquisas durante a pandemia. Alguns deles foram publicados em periódicos de referência nacional e internacional.

Exemplo dessa produção é o artigo intitulado Vulnerabilidade e incidência da Covid-19 no Nordeste do Brasil através da análise de Cluster. Marcelo Amorim, professor de Geografia do Campus, em parceria com o professor Thiago Valentim (IFRN/ZN) e Maria Marla Paiva de Amorim (Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), acabam de publicar o artigo na Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde (Hygeia).

O artigo apresenta os principais resultados do projeto de pesquisa Análise da vulnerabilidade demográfica e de morbidade à incidência da Covid-19 no Nordeste do Brasil, o qual criou "perfis de vulnerabilidade demográfica e de morbidade à incidência da COVID-19 para os municípios do Nordeste do Brasil", com base na análise de cluster, a partir das seguintes variáveis: densidade demográfica, taxa de urbanização, percentual de idosos acima de 60 anos e internações hospitalares de 2015 a 2019 – Tuberculose, AIDS, Diabetes, Obesidade e Asma.

Para o professor Marcelo Amorim, "os resultados da pesquisa poderão contribuir para refletir sobre políticas públicas de combate a surtos e de proteção social".

Acesse:

Publicação no portal Hygeia

Artigo em pdf


::: CONTEÚDO RELACIONADO
30/04/2020: Projetos desenvolvidos no Campus São Gonçalo do Amarante auxiliam no combate a Covid-19
27/05/2020: Estudantes publicam artigos sobre desempenho de atividades logísticas
29/06/2020:
Estudantes do Campus desenvolvem pesquisas na área da construção civil