Poesia da Canção: projeto de extensão valoriza cultura potiguar

O projeto "Poesia da canção: Sueldo Soaress" contou com apresentações do artista no Campus na última quarta-feira, 20

Publicada por Sirley Oliveira em 27/12/2023 Atualizada há 4 meses, 1 semana

Na última quarta-feira, 20 de dezembro, o auditório do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN foi palco de apresentações artísticas, fruto do projeto de extensão "Poesia da canção: Sueldo Soaress”. Desenvolvido pelo Núcleo de Arte (Nuarte), o projeto está proporcionando aos alunos do Campus e da Escola Municipal Dom Joaquim de Almeida uma prática pedagógica voltada, prioritariamente, para o trabalho com a música e com a cultura potiguares, tendo como objeto de estudo a arte produzida pelo músico potiguar Sueldo Soaress.

A escolha deste artista foi motivada pela qualidade de sua arte e por sua estreita relação com o IFRN. Ex-aluno da instituição, segundo relata, ele percebeu sua aptidão para a arte musical quando estudava na então Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN): “Quando jovem, tive contato com o canto coral. Esse foi um escancaramento na minha cabeça para a parte musical. O contato se deu no 2º grau (hoje ensino médio), na escola técnica, quando fiz parte de um coral de vozes masculinas. Foi algo fantástico! Quando íamos nos apresentar nos festivais, chamávamos a atenção das pessoas com nossas vozes potentes. Isso me fez feliz. Muito do que eu aprendi naquela época, ainda utilizo na minha arte atualmente”, afirma Sueldo.

Projeto de Extensão Poesia na canção: Sueldo Soaress (com alunos da Escola Dom Joaquim de Almeida)

Foto: Gisele Silva

O projeto

A realização desse projeto de extensão está se processando com base na integração dos alunos das duas escolas com o artista norte-rio-grandense, com a finalidade de ampliar os conhecimentos culturais dos educandos, como também, objetivando diminuir a distância entre os alunos das duas escolas e o artista.

Após a leitura e a análise das letras de canções do músico, foi realizada uma releitura por meio de desenhos e pinturas, recitações poéticas, além de uma coreografia de dança moderna. Por meio de uma instalação denominada Sinfonia Visual Sueldo Soaress, idealizada juntamente com o professor de Arte Augusto César, da Escola Dom Joaquim, foi estabelecido um diálogo entre as expressões artísticas, envolvendo os textos, representações visuais e a audição das músicas de forma simultânea.

Como ponto culminante destas atividades, houve o show do músico em duas sessões, acompanhado pelo baixista Ricardo Baya, parceiro de Sueldo em letras e músicas, para os alunos das duas escolas, bem como a realização de uma entrevista com o Sueldo Soaress. Finalizando, será lançado, em janeiro de 2024, um documentário sobre a vida e a obra do artista, englobando também as ações desenvolvidas pelo projeto, com a finalidade de contribuir com acervos para a divulgação da arte produzida no estado do Rio Grande do Norte.

E o projeto rendeu outros frutos. Um coral composto por alunos da escola parceira fez participação especial durante o show. A partir das experiências vivenciadas por eles por meio do projeto, mais de 50% da turma participou do Exame de Seleção, prova de ingresso para estudar no Campus São Gonçalo do Amarante. Isto reforça o papel social que o Institutos vem desempenhando nas comunidades nas quais estão inseridos.

O projeto Poesia da Canção é coordenado pela professora de Língua Portuguesa e Literatura, Graças Santos, em parceria com os professores de Arte João Damasceno e Martha Carvalho.

Emenda parlamentar

O projeto de extensão "Poesia da canção: Sueldo Soaress” é desenvolvido dentro das atividades do Nuarte na Praça, projeto que resulta de emenda paramentar da deputada federal Natália Bonavides, destinada ao IFRN, com o objetivo de investir na cultura produzida em todos os campi do Instituto.

Sueldo Soaress
Poesia da Canção