Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Processo Seletivo

Exame de Seleção 2024: período de pré-matrícula

Os candidatos poderão realizar pré-matrícula no período de 25 a 30 de janeiro

Publicada por Sirley Oliveira em 24/01/2024 Atualizada há 4 meses, 4 semanas

A Secretaria Acadêmica do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN informa que os candidatos classificados na Lista de Aprovados Geral/Ampla Concorrência e nas Listas de Aprovados Diferenciadas, dentro do número de vagas disponíveis por campus/curso/turno, deverão realizar a pré-matrícula de forma on-line, a partir das 7h do dia 25/01 até as 23h59min do dia 30/01/2024, conforme informado no Anexo II do Edital nº 78/2023-PROEN/IFRN.

O candidato classificado deverá acessar o endereço eletrônico https://sso.acesso.gov.br/login e efetuar seu cadastro. Em seguida, realizar pré-matrícula por meio do endereço eletrônico https://www.gov.br/pt-br/servicos/matricular-se-em-curso-de-educacaoprofissional-tecnica-educacao-de-jovens-e-adultos-integrado-e-subsequente-ifrn

Exame de seleção 2024

Documentação exigida

¹Após o cadastro, no ato da pré-matrícula, os candidatos aprovados deverão anexar a seguinte documentação:
a) 01 foto 3x4 (recente);
b) Carteira de Identidade;
c) Certidão de Casamento ou Nascimento;
d) Título de Eleitor, no caso dos maiores de 18 anos;
e) Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino, dispensado para:
- os maiores de 45 anos no ato do cadastramento; ou
- os candidatos estrangeiros.
f) Certificado de conclusão do Ensino Fundamental (frente e verso);
g) Parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação para os aprovados que realizaram estudos
equivalentes ao Ensino Fundamental, no todo ou em parte, no exterior.

Candidato menor de idade, além da documentação listada acima, deverá, OBRIGATORIAMENTE, anexar o Termo de Responsabilidade de Matrícula disponível no Anexo VII do Edital e o documento de identificação do responsável.

O candidato beneficiado pelo Sistema de Reserva de Vagas que declarou ter cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas deverá anexar, no momento da matrícula, além dos referidos documentos exigidos, o Histórico Escolar do Ensino Fundamental (frente e verso), sob pena de perda da vaga.

Como documento complementar, todos os candidatos aprovados deverão anexar Carteira de Vacinação atualizada.

A documentação deverá estar em formato .docx, .doc, .pdf, .jpg, .jpeg ou .png (preferencialmente em formato ), com o máximo de 5Mb por arquivo.

Se apresentar documentos em língua estrangeira, estes deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

Confirmação da matrícula

Nenhuma pré-matrícula on-line será homologada imediatamente após o envio da documentação. As pré-matrículas feitas de modo on-line passarão por uma avaliação.

No caso de a documentação estar completa e perfeitamente legível, a homologação da matrícula será dada e o candidato receberá uma notificação pelo próprio sistema de matrículas.

Em caso de haver algum erro ou ilegibilidade da documentação apresentada, poderá ser solicitado ao candidato os devidos ajustes, o qual será notificado pelo próprio sistema de matrículas.

O candidato a quem for solicitado ajuste na documentação deverá corrigi-la e enviá-la até dois dias úteis a partir do último dia de pré-matrícula, conforme o estabelecido no Anexo II, obedecendo o horário de funcionamento do campus conforme Anexo III do Edital.

Em caso da solicitação ser indeferida, o candidato será notificado pelo próprio sistema de matrículas, com o status de
solicitação NÃO ATENDIDA.

O candidato deve acompanhar a solicitação pelo sistema de matrícula até que se tenha um status definitivo da matrícula (atendida ou não atendida).

Orientações da Secretaria

O candidato que tiver dúvidas para realizar sua pré-matrícula on-line poderá solicitar orientações pelo e-mail da Secretaria Acadêmica responsável pelo seu curso, no endereço seac.sga@ifrn.edu.br.

A solicitação de orientações deve ser realizada com, no mínimo, dois dias antes da data final de encerramento das pré-matrículas.

Dificuldades de acesso ou problemas decorrentes da plataforma Gov.BR deverão ser resolvidos diretamente com as ferramentas disponíveis na plataforma, uma vez que o IFRN não tem gerência sobre esse sistema do Governo Federal.

Se o usuário tiver problema com o login (não conseguir recuperar a senha), deve entrar em contato com a equipe responsável pelo Gov.BR através do link
https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/.

A prestação de informação falsa pelo estudante, apurada posteriormente à matrícula, em procedimento que lhe assegure o contraditório e a ampla defesa, resultará no cancelamento de sua matrícula nesta Instituição Federal de Ensino, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.

Atenção:

O candidato classificado que, por qualquer motivo, deixar de efetuar sua pré-matrícula no prazo previsto será considerado desistente, perdendo o direito à vaga no certame.

Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN

Rua Prof. Carlos Guedes Alcoforado, s/n, Centro - São Gonçalo do Amarante - RN

https://www.google.com.br/maps/IFRN_Campus_São_Gonçalo_do_Amarante

Acesse:

Palavras-chave:
Processo Seletivo
Exame de Seleção
matrículas

Notícias relacionadas