Medalhas
Estudantes do Campus São Gonçalo do Amarante se destacam em Olimpíadas
As provas foram nas áreas de biologia e matemática
Publicada por Sirley Oliveira em 11/11/2023 ― Atualizada há 1 ano, 1 mês
O Campus São Gonçalo do Amarante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi destaque em competições nacionais ocorridas no segundo semestre de 2023, nas áreas de biologia e matemática.
Olimpíada Brasileira de Biologia Sintética
A aluna Sarah Rebeka Cabral de Souza, do curso técnico integrado em Edificações, obteve medalha de ouro na edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Biologia Sintética (OBBS). A competição foi realizada em formato virtual no último mês de agosto, com duas fases de provas.
A OBBS é uma olimpíada aberta para estudantes de Ensino Médio de todo o Brasil e organizada por estudantes da Universidade de São Paulo. Seu objetivo é popularizar os estudos da Biologia Sintética e estimular os alunos da Educação Básica o desenvolvimento do pensamento científico.
Olimpíada Mandacaru de Matemática
Também no mês de agosto, estudantes do Campus São Gonçalo do Amarante participaram da Olimpíada Mandacaru de Matemática 2023. Sendo listado pela primeira vez no TOP 10 das escolas públicas com mais alunos premiados na olimpíada, este Campus ainda foi o único do IFRN que integra esta listagem.
Os estudantes conquistaram 26 premiações: duas medalhas de ouro, onze de prata, sete de bronze e seis de menção honrosa (ver lista dos premiados). Esse resultado também garantiu o troféu de “Professor Arretado”. Representando todos os professores do Campus, o prêmio foi destinado ao professor Genilton Cavalcante.
Conforme explica Genilton, "o resultado é fruto do envolvimento e da dedicação dos alunos e professores participantes, do apoio dado pela direção do Campus e de uma constante participação dos estudantes nas diversas Olimpíadas de Matemática".
Os campi do Instituto potiguar com o maior número de alunos medalhistas foram: São Gonçalo do Amarante (26), João Câmara (15), Nova Cruz (9) e Mossoró (6).
Olimpíada
A Olimpíada Mandacaru de Matemática é uma forma de levar a cultura nordestina através da matemática. A competição é dirigida aos alunos que estudam a partir do quarto ano do Ensino Fundamental I até o último ano do Ensino Médio das escolas públicas ou privadas de todo o Brasil. O projeto tem como objetivos principais o estímulo e promoção do estudo da Matemática visando contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, valorizando o aluno, o professor e a cultura nordestina. Na edição 2023, a Mandacaru contou com mais de 133 mil alunos inscritos, e assim tornou-se a terceira maior competição de matemática do país em número de participantes.
Acesse:
Olimpíada Mandacaru de Matemática 2023 - Lista de premiados - Campus SGA
Olimpíada Mandacaru de Matemática 2023 - Lista dos professores arretados
Olimpíada de Matemática do IFSul (IFOMAT)
Em sua primeira participação na Olimpíada de Matemática do IFSul (IFOMAT), o Campus São Gonçalo do Amarante garantiu premiação na edição de 2023. Os alunos Giovanni Brandão Tavares da Silva (1ª série) e Carlos Vinícius Gomes da Cunha (2ª série), ambos do curso técnico integrado em Informática, conquistaram medalhas de prata e de menção honrosa, respectivamente. As provas foram realizadas no mês de setembro, com opção de participação presencial ou virtual.
A IFOMAT surgiu em 2017 como uma competição local organizada pelo Campus Sapucaia do Sul do IFSul. A partir de 2020, a olimpíada passou a ser disputada por todas as escolas públicas e particulares do país.
- Palavras-chave:
- Olimpíada de Matemática Olimpíada de Biologia medalhas