Olimpíada Brasileira de Geografia

Campus São Gonçalo do Amarante se destaca na oitava OBG

As provas aconteceram no mês de agosto deste ano

Publicada por Sirley Oliveira em 21/09/2023 Atualizada há 7 meses, 3 semanas

Na semana passada, foi divulgado o resultado estadual da oitava edição da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) novamente foi destaque, totalizando 99 equipes premiadas. Os campi do Instituto potiguar que mais conquistaram medalhas foram: São Gonçalo do Amarante (35), Natal – Central (20), Mossoró (15) e Pau dos Ferros (12).

Pela segunda vez consecutiva (edições 2022 e 2023), o Campus São Gonçalo do Amarante foi a escola que mais conquistou medalhas no Estado do Rio Grande do Norte: cinco de ouro, nove de prata e 21 de bronze (confira aqui a lista das equipes premiadas do campus). Considerando que a fase estadual da OBG é realizada por equipes, de até três componentes cada, tivemos 104 alunos premiados.

O resultado é fruto do envolvimento e da dedicação dos alunos participantes, do apoio dado pela direção do Campus e de um projeto de preparação dos alunos coordenado pelos professores de geografia Marcelo Amorim e Wilson Moreira.

Conforme Amorim, "a participação dos alunos na OBG transcende os conhecimentos relacionados à ciência geográfica. O evento é importante para despertar a importância da participação dos alunos nas diversas olimpíadas do conhecimento e, principalmente, despertar a capacidade de cada um de conquistar seus objetivos".

Experiência

Letícia Dias e Luísa Sena, ambas do terceiro ano do curso técnico em Logística, formaram a equipe Rocket. Luísa, que já havia participado de algumas edições da Olimpíada de Matemática (OBMEP), comemora a conquista do ouro em sua primeira participação na OBG, fruto do comprometimento assumido desde o início do projeto com os professores. Para ela, um dos pontos positivos foi que a primeira etapa desta competição aconteceu durante o recesso escolar do IFRN, o que possibilitou à dupla mais tempo de dedicação às três provas online.

Luísa Sena, medalha de ouro na OBG 2023

"Eu vi a olimpíada como oportunidade não só de melhorar meu currículo, mas também a comunicação e o trabalho em equipe", diz Luísa. "Achei super válido o desafio de trabalhar com pessoas com as quais eu não tinha muita proximidade."

Quando questionada sobre as provas, a aluna comenta sobre uma tarefa específica, de localizar cidades no mapa: "eu considerei a mais divertida de todas. Foram duas horas 'viajando' no Google Maps."

Ela gostou tanto da experiência que garante participar novamente no próximo ano. E manda um recado aos que ainda não se inscreveram: "Independente de ganhar medalha, você irá desenvolver habilidades com organização de tarefas, trabalho em equipe e senso de responsabilidade. Se você tiver um tempo, não perca essa oportunidade!", conclui.

Parceria

O projeto de preparação das equipes para a OBG 2023 envolveu ainda, em colaboração com a professora de geografia Eloisa Arruda, quatro equipes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Ruy Pereira dos Santos. Todas conquistaram medalhas, sendo três de prata e uma de bronze.

Olimpíada

A OBG é dividida em duas etapas: online a nível estadual (com 3 fases) e presencial, com equipes classificadas para a final. Cada equipe é formada por três alunos/as e um professor/a orientador/a, e devem pertencer à mesma escola na qual estão matriculados.

Apenas os medalhistas da Fase Presencial Nacional poderão participar da seleção para compor a Equipe Brasileira, a qual participará da próxima edição da International Geography Olympiad – iGEO 2024.

Acesse:

olimpíada de geografia