Nuarte

Campus São Gonçalo do Amarante estreita parceria com Fundação Dona Militana

O encontro aconteceu nesta semana, nas dependências do Museu Municipal Sephora Bezerra

Publicada por Sirley Oliveira em 01/03/2024 Atualizada há 1 mês, 3 semanas

O Núcleo de Arte (Nuarte) do Campus São Gonçalo do Amarante visitou, nesta quarta-feira (28), a Fundação Cultural Dona Militana, sediada atualmente no Museu Municipal Sephora Bezerra, no centro do município. O objetivo da visita foi estabelecer contato a fim de firmar parcerias entre a instituição e o IFRN por meio de futuros projetos culturais.

Na ocasião, a equipe foi recebida pelo atual presidente da fundação, o professor Josenildo Campos, o qual apresentou as dependências do museu, espaço que integra diversos acervos de relevância artística e cultural para a sociedade. Durante a reunião, foram discutidas as ações já existentes entre as instituições e o fortalecimento dos projetos ligados à Escola de Música do Campus.

Para Josenildo, "os projetos ligados ao IFRN trazem sempre mais notoriedade para a população, tendo em vista a seriedade do trabalho ali realizado pelo seu corpo acadêmico. E existem muitas possibilidades e alternativas para serem colocadas em prática. Para isso precisamos romper os limites das instituições e levar as ações para o público externo".

Os professores de Arte do Campus, João Damasceno e Martha Gurgel, destacaram a importância dessa cooperação para a promoção de cultura em São Gonçalo do Amarante. De acordo com Martha, "esta parceria é fundamental para o planejamento dos diversos cursos que o Campus pensa em ofertar para a comunidade neste ano letivo, tais como canto, violão, flauta, clarinete, bateria, teclado e outros". Por sua vez, João afirma que "somos parceiros vizinhos, e juntos podemos ser mais eficientes levando educação de qualidade através do ensino, pesquisa e extensão por meio da arte", conclui.

O Núcleo

O Nuarte faz parte da política de extensão do IFRN. As suas ações atendem às comunidades interna e externa com cursos e oficinas artísticas, contribuindo com a formação cultural, crítica e cidadã.