Campus São Gonçalo do Amarante automatiza e monitora catracas de acesso

O projeto de automação e monitoramento de catracas é pioneiro no IFRN

Publicada por Ronaldo Junior em 26/06/2023 Atualizada há 10 meses, 3 semanas

No dia 13 de junho, teve início o funcionamento das catracas de controle de acesso ao Campus São Gonçalo do Amarante. A ação faz parte do projeto de pesquisa “Automação e monitoramento das catracas de entrada e saída de pedestres do IFRN-SGA”, que conta com coordenação do professor Leonardo Amorim, além da participação dos docentes Marcelo Damasceno, Felipe Alves e da bolsista do projeto, Iara Elise.

De acordo com o coordenador do projeto: “Este projeto visa criar uma identidade da comunidade acadêmica do Campus, adicionando ao controle visual da portaria um novo sistema de reconhecimento. A automatização das catracas permite o registro do número de pessoas que circulam pelas dependências do Campus, além de fornecer uma média diária de entrada e saída.”

Semente plantada

Tudo começou quando Sinval Araújo Neto, aluno do curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores do Campus, iniciou seu trabalho de conclusão de curso (TCC). A ideia era trabalhar com sistemas de acesso e monitoramento, buscando solucionar possíveis falhas encontradas. Em um desdobramento do objeto de estudo, surgiu a ideia de desenvolver o Relatório de Prática Profissional do curso Técnico Integrado em Informática a partir da implantação dos equipamentos na entrada do próprio Campus. Nesse ponto, entra em cena a bolsista Iara Elise, responsável pelo gerenciamento de cadastro de usuários.

“O projeto foi de extrema importância para desenvolver e colocar em prática as disciplinas técnicas do curso, como Banco de dados, Autoria Web e Programação para internet. Antes de participar do projeto, eu tinha muita dificuldade principalmente com bancos de dados. Mas, com a participação na atividade, estou cada dia mais interessada nessa área e consegui, inclusive, melhorar o meu rendimento acadêmico na disciplina”, destacou a bolsista.

Cadastro

O cadastro do cartão de acesso ainda pode ser feito no hall de entrada do Campus, onde o terminal está localizado. Para os alunos, a ação exige apenas as credenciais do Suap (login e senha) e a carteira de estudante. Já para os servidores e terceirizados, é disponibilizado um cartão de acesso para o registro.

O cadastro acontece de forma simples e rápida, basta confirmar os dados inseridos no terminal e aproximar o cartão no leitor. Todo o processo dura menos que 30 segundos. Vale lembrar que, para a entrada dos visitantes, será solicitado o nome, CPF e local de destino dentro do Campus. Em seguida, a catraca será liberada manualmente pelo porteiro.

Automação
SGA