Cordel no Câmpus

Alunos participam de atividade cultural

A iniciativa proporcionou aos alunos um contato mais profundo com exemplares da literatura de cordel

Publicada em 10/05/2012 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Foto1.jpgAlunos do curso técnico integrado emInformática visitaram ontem (09) a Casa do Cordel, localizada na Cidade Alta,em Natal. Lá eles tiveram a oportunidade de assistir a palestras comcordelistas como Abaeté (proprietário do estabelecimento), Paulo Varela e HélioGomes (Hegos). Além disso, assistiram ao documentário Cordel do povo para o povo e apreciaram a declamação de várioscordéis de autoria dos profissionais presentes. O evento contou, ainda, com aparticipação,  no turno vespertino, do jovemator João Pedro, que também apresenta um programa na rádio 87,7 fm. Na ocasião,ele declamou (por meio de uma performanceda linguagem teatral) um cordel para a turma.

O objetivo do evento foi proporcionaraos alunos um contato mais profundo com exemplares desse gênero da esferaliterária da comunicação, uma vez que o professor de Língua Portuguesa, MilsonSantos, vem desenvolvendo com essas turmas o projeto Cordel no Câmpus, que prevê atividades de leitura e produçãoescrita nesse gênero de texto.

“Com a visita, eles puderam comprarvários exemplares de cordel e tiraram dúvidas sobre o gênero com profissionaisno assunto, além de apreciarem a poesia que brota dos folhetos. Isso foiextremamente relevante para a continuidade do projeto desenvolvido em sala deaula” – afirma o professor.

Os alunos manifestaram sua satisfaçãoem relação à aula na Casa do Cordel. “Achei legal, porque aumentou o nossoconhecimento sobre a cultura popular. Conhecemos melhor outro gênero da literatura brasileira, o qual é,muitas vezes, desvalorizado e considerado literatura menor” – declara o alunoPedro Lucas.Foto2.jpg