Edição 2024

Abertas inscrições para Programa Jovens Embaixadores 2024

Estudantes podem realizar inscrição até 13 de agosto

Publicada por Sirley Oliveira em 27/07/2023 Atualizada há 9 meses, 1 semana

O Programa Jovens Embaixadores (JE) está com inscrições abertas para sua edição 2024. Podem participar da iniciativa jovens com idade entre 15 a 18 anos, que estejam cursando o ensino médio em escola da rede pública e possuem destaque escolar. Os estudantes selecionados realizarão um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos.

Inscrições e pré-requisitos

Interessados podem se inscrever até o dia 13 de agosto deste ano. Para isso, é necessário preencher o pré-cadastro on-line através do link. Para iniciar o processo de inscrição, os candidatos devem, primeiramente, acessar o endereço oficial do Programa, informar nome completo e endereço de e-mail e clicar no botão “Começar”. Em seguida, é necessário fornecer todos os dados pessoais e criar uma conta no sistema on-line.

Após ter criado a conta, os candidatos recebem um e-mail no endereço informado para que possam validar e ativar a conta. Cabe aos candidatos certificar-se de que forneceram corretamente todos os dados necessários para o seu devido acesso ao sistema on-line do Programa.

Para se inscrever, é necessário estar inserido em alguns critérios, como ser estudante do ensino médio na rede pública e ter cursado, ao menos, o 1° ano do ensino médio em 2023; e possuir nacionalidade brasileira. Além disso, os interessados devem ter, ao menos, 15 anos em 16 de janeiro de 2024 e não podem completar 19 anos até o dia 4 de fevereiro de 2024. Também é fundamental possuir boa fluência oral e escrita em inglês; ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; e jamais ter viajado para os Estados Unidos.

Há, ainda, entre os critérios:

• Estar em vulnerabilidade socioeconômica;
  • Ter excelente desempenho escolar, bem como perfil de liderança e iniciativa;
  • Ser comunicativo;
  • Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; e
  • Estar atualmente engajado em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por, pelo menos, seis meses.

O Programa e o IFRN

Criado em 2002, o Programa é uma iniciativa do Departamento de Estado norte-americano. No Brasil, a ação é coordenada pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e é voltada a jovens que desejam transformar a comunidade em que vivem através de ações transformadoras e se destacam pelo bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Para fins do Programa Jovens Embaixadores, empreendedorismo social é o conjunto de ações que levam a uma transformação social positiva. O programa busca jovens que pensam fora da caixa para desenvolver uma ideia, um produto ou serviço com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade. Independentemente de serem ações grandes ou pequenas, ou da área de empreendedorismo (inclusão social, educação, cultura, crédito comunitário, mobilidade urbana, igualdade de gênero e raça, meio ambiente, necessidades especiais, cooperativas em geral, etc.), esses jovens buscam encontrar soluções criativas para problemas em suas comunidades.

Mais informações podem ser consultadas no Edital do Programa.

Jovens Embaixadores
Intercâmbio