Processo seletivo

Publicado resultado final de exame de seleção para Cursos Técnicos Integrados

Matrículas vão de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. Veja as orientações

Publicada em 28/01/2022 Atualizada há 1 ano

Confira as orientações para a realização das matrículas.

Foi divulgado, na última segunda-feira, 24 de janeiro, o resultado final do processo seletivo para cursos técnicos de nível médio na modalidade Integrada ao ensino médio ofertados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Ao todo, foram ofertadas 3192 vagas em 20 campi do Instituto, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2022.

Matrículas

Os aprovados e as aprovadas (confira a lista aqui) devem realizar a matrícula exclusivamente de forma on-line, através do sítio Gov.br, no período das 7h do dia 31 deste mês de janeiro até as 17h do dia 4 de fevereiro de 2022. No canal IFRN Oficial do YouTube, os candidatos podem conferir um tutorial sobre como realizar a matrícula. As orientações também encontram-se em formato PDF.

Conforme o Edital nº 41/2021, após o cadastro no sítio Gov.br, no qual deve ser realizado o preenchimento dos dados solicitados, os candidatos aprovados deverão realizar o upload da seguinte documentação:

• 1 foto 3x4 (recente);
  • Carteira de identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certidão de Casamento ou Nascimento;
  • Título de Eleitor, no caso dos maiores de 18 anos;
  • Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino;
  • Certificado de conclusão do Ensino Fundamental e histórico escolar; e
  • Parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação, para os aprovados que realizaram estudos equivalentes ao Ensino Fundamental, no todo ou em parte, no exterior.

As candidatas e os candidatos menores de 18 anos, além da documentação listada acima, deverão, obrigatoriamente, anexar o Termo de Responsabilidade de Matrícula, disponível no Edital, e o documento de identificação do responsável. Como documento complementar, todos os candidatos aprovados deverão anexar a Carteira de Vacinação atualizada.

Atenção à matrícula

A efetivação da matrícula on-line não é automática, pois precisa ser analisada pela Secretaria Acadêmica do Campus para conferência da documentação. Por esta razão, é necessário que o candidato fique atento ao seu e-mail e ao sistema das matrícula on-line para verificar se foi solicitada correção de algum dado. Eventuais correções poderão ser realizadas até as 16h do dia 8 de fevereiro de 2022. A não correção de dados resultará no indeferimento da matrícula.

Documentos comprobatórios

Os candidatos beneficiados pelo Sistema de Reserva de Vagas que declararam ter cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas deverão anexar o arquivo do Histórico Escolar, sob pena de perda da vaga. Os aprovados nas listas L2, L6, L10 ou L14 deverão realizar a autodeclaração de pertencimento à etnia preta, parda ou indígena, conforme o Edital.

Aqueles aprovados em uma das vagas reservadas nas Listas L1, L2, L9 ou L10 devem anexar o arquivo com a documentação de todas as pessoas maiores de 18 anos que residam com eles, afim de comprovar a renda da familiar. Caso algum membro não possua renda, será necessário comprovar a ausência de renda com, por exemplo, cópia da carteira de trabalho sem contrato assinado.

Já os aprovados em uma das vagas reservadas nas Listas L9, L10, L13, L14 ou L15 deverão anexar o arquivo do laudo médico original ou cópia autenticada, conforme art. 8º-B da Portaria Normativa Nº 9/2017, emitido nos últimos 12 meses que indique a espécie, o grau ou o nível de deficiência que o acomete.

Todas as orientações estão em anexo no Edital. Reforçamos que os candidatos que não apresentarem toda a documentação exigida serão eliminados do processo seletivo.

Acesse:

Lista de aprovados

Tutorial sobre como realizar a matrícula

Orientações para realizar a matrícula em arquivo PDF

extensao
pesquisa