Estudantes do IFRN são premiados na Olimpíada Mandacaru de Matemática

Competição une a valorização do nordeste com a disciplina

Publicada por Habyner Lima em 19/09/2023 Atualizada há 7 meses, 3 semanas

O Campus São Paulo do Potengi, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), parabeniza dois estudantes do Campus que receberam premiações na Olimpíada Mandacaru de Matemática em 2023. A competição estudantil tem como objetivo levar a cultura nordestina através da matemática. O estudante José Luiz Alves, aluno 2° ano do curso Técnico Integrado em Edificações, recebeu medalha de bronze e o aluno José Gilberto Freire, do primeiro ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente recebeu menção honrosa na competição.

O medalhista José Luiz, comentou sobre o período de preparação e destacou o sentimento de representar a instituição: “Eu comecei a me interessar pelas olimpíadas ainda no ensino fundamental, quando eu ganhei minha primeira medalha, depois disso eu passei a estudar de forma incansável para me sair bem nas olimpíadas posteriores. Na minha escola só existia a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), um dos motivos que me fez vir para o IFRN foi a variedade de olimpíadas presentes aqui. Falando sobre a Mandacaru, eu passei cerca de um a dois meses estudando pra ela, mas apesar das demais obrigações que nós estudantes temos, consegui um bom resultado”, afirmou o estudante.

Um dos coordenadores da preparação para a olimpíada, o professor do Campus São Paulo do Potengi, Fábio Torres, destaca a importância da contribuição dos alunos: “A participação dos alunos em olimpíadas do conhecimento é uma oportunidade de ver a matemática sob diferentes perspectivas, desmistificando a ideia de que matemática é difícil, complicada e inacessível. Quando um aluno se insere em um grupo de estudos para olimpíadas acaba percebendo que a matemática vai muito além daquela praticada em sala de aula”, disse o servidor.

A comunidade do IFRN parabeniza os estudantes e convidam aos demais a participarem das Olimpíadas de Matemática que ocorrem ao longo de todo o ano.

mandacaru
Matemática