Pesquisa

Estudantes do curso técnico integrado em Refrigeração e Climatização tem projeto aprovado no maior congresso de refrigeração da América Latina

O Congresso será em São Paulo nos dias 13, 14 e 15 de setembro

Publicada por Andreza Soares em 26/07/2023 Atualizada há 9 meses, 2 semanas

Estudantes do curso de Refrigeração e Climatização do IFRN Campus Santa Cruz, juntamente com alguns professores, tiveram seu trabalho aprovado no renomado e maior congresso de refrigeração da América Latina. O Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação Aquecimento e Tratamento de AR (CONBRAVA). A XVIII edição do Conbrava acontecerá em São Paulo nos dias 13, 14 e 15 de setembro.

O grupo de estudantes do 4º ano do curso de Refrigeração e Climatização, aprovados no Conbrava, são membros da equipe do Núcleo de Extensão e Prática Profissional de Refrigeração e Climatização do IFRN/SC, coordenado pelo Professor Thales Ramos.

Com muito empenho, dedicação e amor pelo que fazem, esses talentosos estudantes desenvolveram um trabalho primoroso de alta qualidade, de outra forma, não teriam sido selecionados para fazer parte da programação do CONBRAVA.

Os autores do trabalho, que demonstraram notável capacidade acadêmica, são os estudantes: Alex David, Ana Maria, Everton Mateus, Henio Carlos, João Gabriel, José Fernandes, Manoelle Alana, Matheus Negreiros, Weliton Tavares e os professores Pedro Henrique, Rodolfo Assunção, Thales Ramos.

Apesar dos esforços para conseguir aprovação de um trabalho no maior congresso de Refrigeração da América Latina, apenas 2 estudantes do grupo irão, os demais não sabem se poderão participar, eles enfrentam agora um dos maiores desafios, conseguir recurso financeiro para ir a São Paulo participar do CONBRAVA. A falta de recursos financeiros se apresenta como um obstáculo a ser superado.

Alguns estudantes falaram sobre a importância do evento, principalmente para eles que estão em seu último ano letivo no IF Santa Cruz.

"De grande importância! Já que tivemos experiências limitadas nesses quatro anos de IFRN por conta da pandemia"

"Muito importante em vários fatores. Iniciação à vida profissional, novos conhecimentos a respeito do mundo técnico - científico e essencial para nossa formação acadêmica"

"O CONBRAVA representa uma grande oportunidade para mostrarmos nosso projeto, projeto este que apesar das dificuldades foi concluído e é extremamente gratificante contemplar o seu sucesso"

"É de suma importância para o nosso arcabouço acadêmico. Tendo em vista que os assuntos tratados no CONBRAVA, sobre refrigeração, serão mais aprofundados, o que vai acrescentar na nossa área profissional"