Plano de Desenvolvimento Institucional

Iniciado o processo de construção do PDI 2014-2018

Videoconferência com integrantes das comissões aconteceu na manhã de hoje (21)

Publicada em 21/03/2014 Atualizada há 12 meses

O reitor do IFRN Belchior Rocha abriu os trabalhos, frisando  a importância do PDI enquanto um planejamento a longo prazo para a Instituição. "O plano vai pautar o funcionamento e o desenvolvimento institucionais para os próximos cinco anos, apontando o perfil do Instituto", declarou Belchior.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Wyllys Abel Farkatt, à frente dos trabalhos realizados até agora, fez uma breve explanação sobre  sobre o papel de cada comissão na elaboração do PDI: as comissões locais ficarão responsáveis por organizar as contribuições dos campi e da Reitoria que, de acordo com a natureza de cada uma, serão   distribuídas às quatro comissões temáticas criadas, para serem analisadas.  Dentre os temas que elas irão discutir estão o   Plano Político Pedagógico (PPP); o Plano Diretor de Infraestrutura Física dos campi e da Reitoria;  o Planejamento Estratégico; a política de Educação a Distância e a Avaliação de Desenvolvimento Institucional, dentre outros.

Os textos criados pelas comissões temáticas a partir das contribuições das comissões locais e da comunidade acadêmica de uma forma geral serão encaminhados à Comissão Central, responsável por dar forma e conteúdo ao documento final. " À Comissão Central caberá aprovar ou não o que virá das temáticas e dar coesão ao documento geral",destacou o pró-reitor , ressaltando ainda a  necessidade de participação de toda a comunidade acadêmica na construção do PDI.

"Está sendo criada uma área, dentro do  Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), para colher as sugestsões dos alunos e servidores que não fazem parte de nenhuma comissão", explicou o economista Carlos André de Oliveira, responsável pela estruturação dessa ferramenta de consulta.

Na videoconferência foi também  apresentado o site do PDI, onde ficarão arquivados os documentos- base para subsidiar a construção do Plano e as notícias relativas ao processo. A apresentação foi realizada pelo servidor Fábio Gomes, da Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação.

Apesar de alguns problemas na transmissão das telas para visualização do site do PDI e dos módulos do Suap, foi possível comentar os objetivos principais desses espaços. Na área de sugestões do Suap, por exemplo, os servidores e alunos poderão verificar todas as contribuições enviadas, além de verificar se já foram analisadas pelas comissões.

A videoconferência foi encerrada por um momento de debate entre as comissões. O diretor-geral do campus Mossoró, Jailton Barbosa, sugeriu que, nas reuniões do planejamento pedagógico dos campi, que serão realizadas no final de abril, seja reservado um tempo para a discussão do PDI. Já Arilene Lucena, servidora do Campus Natal-Central, lembrou a importância de se planejar o período para a contribuição da comunidade, visando ao melhor momento para mobilização e articipação.

A reunião foi transmitida também por webconferência, permitindo que alunos e servidores acompanhassem as apresentações. Em seguida, aconteceu a primeira reunião da comissão central.

Acesse o site do PDI.

extensao