Plano de ação

Servidores participam de workshop em gestão estratégica

Contando com a participação de gestores da Reitoria, o workshop é parte de um conjunto de ferramentas para melhorar as ações do Instituto

Publicada em 13/08/2018 Atualizada há 1 ano

Evento, organizado pelo Gabinete da Reitoria, aconteceu nos dias 9 e 10 de agosto

Organizado pelo Gabinete da Reitoria, nos dias 9 e 10 de agosto de 2018, assessores, diretores sistêmicos, pró-reitores e o reitor do IFRN participaram, na Serra de São Bento, do 1º Workshop de Gestão Estratégica do Instituto: “um árduo processo de imersão, em que, vivendo uma série de dinâmicas, avaliamos os dois anos dessa gestão a fim de constatar o que vem sendo realizado e o que ainda precisa de reforço para atingir o planejado no plano de metas e no PDI atual”, nas palavras de Patrícia Maia, à frente do Workshop.

O evento

Contando com a participação de 16 servidores do IFRN, o Workshop é parte de um conjunto de ferramentas e metas para mapear competências e melhorar as ações de gestão do Instituto. Inicialmente, os gestores da Reitoria, mas com o planejamento de, num futuro próximo, mapear todos os níveis da gestão. Dentre os objetivos do encontro, uma análise sobre o plano de ação em curso: “tivemos uma avaliação bastante positiva, principalmente de que muitas metas já foram alcançadas integralmente e outras, em sua grande maioria estão acima de 50% em curso”, disse Patrícia. Para Régia Lopes, pró-reitora de Extensão, o evento foi importante, tanto do ponto de vista da integração da equipe gestora como pela avaliação do plano de ação: “e, ao mesmo tempo, termos podido desenhar as perspectivas para o futuro”, declarou. Segundo a pró-reitora, a equipe volta mais coesa e voltam reavivados os objetivos estratégicos da instituição.

Resultados

Segundo Patrícia, que é professora de Administração do Campus Lajes, os trabalhos pós-evento já se iniciaram: "agora é hora de avaliar o treinamento em si, buscando o retorno, avaliar a percepção dos que participaram, a eficiência e o que pode ser melhorado para os eventos futuros". Em cooperação técnica na Reitoria desde abril, quando assumiu o compromisso de fazer essa análise da gestão e também para dar suporte na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a professora disse já estar elaborando um novo cronograma que culminará com um novo evento em fevereiro. “A partir de agora inicia-se a fase 3: a fase um foi a análise do plano de ação da gestão; a fase dois, essa imersão, e a fase três, a avaliação desses resultados e a elaboração de novas metas”.

Percepções

Segundo Wyllys Tabosa, reitor do Instituto, nos dois dias do workshop foi possível ouvir e ajustar a equipe, reconhecendo as partes que constituem as engrenagens da gestão em si e como ela está funcionando. “Quando um grupo que trabalha com essa sinergia, com essa capacidade de trabalho, que está junto e labora junto, complementando uns aos outros, podemos ter a grata percepção que estamos no caminho correto. Essa é uma descoberta muito boa. Nisso, também, o 1º Workshop de Gestão Estratégica foi muito proveitoso", resumiu o reitor.

extensao
pesquisa