Secitex: próxima edição do evento será realizada em 2025

A sétima Secitex será sediada no Campus Natal-Zona Norte do IFRN

Publicada por Max Praxedes em 10/10/2023 Atualizada há 7 meses

A sexta edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi realizada de 4 a 6 de outubro deste ano, com sede no Campus Currais Novos. De caráter itinerante, o evento já aconteceu em Santa Cruz (2015), Parnamirim (2016), Caicó (2017), Natal (2018) e Mossoró (2019).

No término da cerimônia de encerramento da Secitex 2023, foi revelado o próximo Campus responsável por sediar o evento: o Natal-Zona Norte. O diretor-geral, Edmilson Campos, ressaltou que o Campus assume essa missão com grande responsabilidade, ciente da importância do evento e de sua história.

VI Secitex (2023)

Secitex

Em sua sétima edição, a ser realizada em 2025, a Secitex irá retornar à região metropolitana, especificamente à Zona Norte da capital, após sete anos. Desde 2015, a Secitex seleciona, congrega e mostra à sociedade o que o IFRN produz no ensino, na pesquisa e na extensão, fortalecendo a coesão da comunidade interna e a comunicação com a sociedade. O evento visa a se consolidar como o encontro bienal da comunidade do Instituto, especialmente do corpo discente, com ênfase no contato com a sociedade.

"Será o maior evento cientifico já realizado na região e trabalharemos com afinco nos próximos dois anos para fazer valer e deixar marcado esse momento na história do IFRN. O Campus Natal-Zona Norte já tem experiência de realização de eventos científicos e culturais, com participação de estudantes de vários estados do país e fora do país, então podem esperar em 2025 um evento com muito intercâmbio cultural, muita troca de experiências, muitos momentos de interação para ficar marcada a VII Secitex como mais uma edição memorável", disse Edmilson.

VI Secitex - Encerramento (2023)

VI Secitex

Para o diretor-geral do Campus Currais Novos, professor Andreilson Oliveira, receber a Secitex foi uma oportunidade de apresentar à região de Currais Novos todo o potencial de produção nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e cultura realizado dentro do IFRN. "Recebemos o evento com um misto de alegria e ansiedade, já que foi a primeira edição após a pandemia. As expectativas foram superadas, a rotatividade de visitas externas que ocorreram por parte da população de Currais Novos mostrou que os objetivos foram atendidos. Não se faz um evento como esse sozinho. O sucesso da sexta edição da Secitex se deu pela união de gestores, servidores, terceirizados e estudantes, além de apoiadores como a Funcern, a Prefeitura de Currais Novos e o Geoparque Seridó, que acreditaram no potencial que foi apresentado durante os três dias de evento", agradeceu.

"Em conversa com alguns dos estudantes, percebi que muitos deles não tinham tido a oportunidade de participar de um evento como esse, até pela lacuna temporal de quatro anos, que é o tempo de duração de um curso técnico integrado. Então, os olhares e os diálogos que eu estabeleci com alguns deles mostraram a importância dessa atividade na formação desses meninos e meninas, que vão desde os estudantes do ensino médio, a engenharia, os tecnólogos e licenciaturas que existem na instituição. Entendo que a sexta edição da Secitex atendeu perfeitamente a expectativa gerada não só pela gestão, mas também pelos alunos, que foram responsáveis pelas ações durante a realização do evento", destacou o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.

CIência
Secitex