Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Relações Internacionais do IFRN discutem ações de 2021 e planejamento para 2022
aseri

Relações Internacionais do IFRN discutem ações de 2021 e planejamento para 2022

20/12/2021 - Assessores destacam atividades exitosas deste ano, como a ampliação da internacionalização

Relações Internacionais do IFRN discutem ações de 2021 e planejamento para 2022

Encontros ocorreram nos dias 13, 14 e 17 deste mês de dezembro.

Nos dias 13 e 14 de dezembro foi realizado o Encontro de Gestores da Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento ocorreu no Campus Canguaretama do e contou com a participação de gestores da Extensão e suas assessorias. As atividades foram divididas em dois momentos: o primeiro dedicado à discussão sobre ações realizadas em 2021, e o segundo, voltado ao planejamento dos trabalhos para 2022.

Ligadas à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), as Relações Internacionais do IFRN foram representadas pela Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri) e suas colaborações técnicas (Assessoria de Parcerias Internacionais e Assessoria de Políticas Linguísticas) e pelos assessores de Relações Internacionais dos campi da instituição.

Ações destacadas

Na oportunidade, foram relembradas ações exitosas, como a elaboração do Plano de Reestruturação das Relações Internacionais do IFRN, a criação de Função de Apoio à Gestão (Fag) dos assessores nos campi do Instituto e a ampliação da parceria internacional entre o IFRN, a América Latina e a África.

Também receberam destaque a realização de reuniões de alinhamento das Relações Internacionais entre a Reitoria e os campi da instituição, assim com a realização do Simpósio de Internacionalização do IFRN e a oferta de curso de capacitação em gestão da internacionalização na Educação Profissional.

Avaliando as atividades de 2021

Ao todo, 11 assessores de Relações Internacionais avaliaram junto à Aseri, da Reitoria, as ações realizadas durante este ano. O assessor de Extensão e Relações Internacionais do Instituto, Samuel Lima, ressalta os princípios da gestão da internacionalização que orientam as ações: “Temos agido transversalmente, em diálogo contínuo com as demais Pró-Reitorias, diretorias e campi. Além disso, hoje, já temos uma concepção de internacionalização própria, que a define como uma responsabilidade da Rede Federal, levando em consideração a capilaridade da rede”.

Durante o encontro, a assessora de Relações Internacionais do Campus Apodi, Wigna Guerra, afirmou que o conjunto de ações realizadas em 2021 impactou positivamente os campi do interior do estado. “Mudou nossa rotina, nossos estudantes agora ficam interessados e vislumbram possibilidades internacionais”, disse. Guerra ainda ressalta que seu Campus de lotação passou a contribuir para os índices de internacionalização da instituição por meio do projeto ‘Entrelínguas’, aprovado pelo Edital 09/2021, de apoio a projetos de Internacionalização.

Preparando-se para o futuro

Na última sexta-feira, dia 17, a equipe da Aseri reuniu-se para avaliar o encontro dos dias 13 e 14 e discutir estratégias para dar continuidade às ações implementadas em 2021. A equipe salientou a necessidade do aumento da frequência de reuniões de alinhamentos e da permanência do trabalho colaborativo e de fortalecimento das ações de internacionalização em todos os campi do IFRN. 

Assessores de Relações Internacionais presentes no Encontro de Gestores da Extensão

Assessor(a) Ocupação
Bruno Lima Campus Natal - Central
Bruno Rafael  Campus Natal - Cidade Alta e assessor de Políticas Linguísticas (Aseri)
Cleiton Oliveira Campus Ipanguaçu
Girlene Moreira Assessora de Parcerias Internacionais (Aseri)
Hélber Silva Campus Canguaretama
Herik Lima Campus Nova Cruz
Julianny Simião Campus São Paulo do Potengi
Luis Ferdinando Campus Natal - Zona Norte
Mirelly Meireles Campus Caicó
Mylenna Cacho Campus São Gonçalo do Amarante
Samara Oliveira Campus Lajes
Samuel Lima Assessor de Extensão e Relações Internacionais do IFRN (Aseri)
Wigna Guerra Campus Apodi

Equipe Aseri (Reitoria) presente na Reunião de Avaliação

Membro Ocupação
Bruno Rafael Assessor de Políticas Linguísticas
Fernanda Figueiró Estagiária de Comércio Exterior
Girlene Moreira Assessora de Parcerias Internacionais
Luanna Melo Assessora Executiva
Samuel Lima Assessor de Extensão e Relações Internacionais do IFRN
Thaís Barros Estagiária de Gestão Pública

Ações do documento

Página em carregamento