Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Relações Internacionais do IFRN discutem ações de 2021 e planejamento para 2022
aseri

Relações Internacionais do IFRN discutem ações de 2021 e planejamento para 2022

20/12/2021 - Assessores destacam atividades exitosas deste ano, como a ampliação da internacionalização

Relações Internacionais do IFRN discutem ações de 2021 e planejamento para 2022

Encontros ocorreram nos dias 13, 14 e 17 deste mês de dezembro.

Nos dias 13 e 14 de dezembro foi realizado o Encontro de Gestores da Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento ocorreu no Campus Canguaretama do e contou com a participação de gestores da Extensão e suas assessorias. As atividades foram divididas em dois momentos: o primeiro dedicado à discussão sobre ações realizadas em 2021, e o segundo, voltado ao planejamento dos trabalhos para 2022.

Ligadas à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), as Relações Internacionais do IFRN foram representadas pela Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri) e suas colaborações técnicas (Assessoria de Parcerias Internacionais e Assessoria de Políticas Linguísticas) e pelos assessores de Relações Internacionais dos campi da instituição.

Ações destacadas

Na oportunidade, foram relembradas ações exitosas, como a elaboração do Plano de Reestruturação das Relações Internacionais do IFRN, a criação de Função de Apoio à Gestão (Fag) dos assessores nos campi do Instituto e a ampliação da parceria internacional entre o IFRN, a América Latina e a África.

Também receberam destaque a realização de reuniões de alinhamento das Relações Internacionais entre a Reitoria e os campi da instituição, assim com a realização do Simpósio de Internacionalização do IFRN e a oferta de curso de capacitação em gestão da internacionalização na Educação Profissional.

Avaliando as atividades de 2021

Ao todo, 11 assessores de Relações Internacionais avaliaram junto à Aseri, da Reitoria, as ações realizadas durante este ano. O assessor de Extensão e Relações Internacionais do Instituto, Samuel Lima, ressalta os princípios da gestão da internacionalização que orientam as ações: “Temos agido transversalmente, em diálogo contínuo com as demais Pró-Reitorias, diretorias e campi. Além disso, hoje, já temos uma concepção de internacionalização própria, que a define como uma responsabilidade da Rede Federal, levando em consideração a capilaridade da rede”.

Durante o encontro, a assessora de Relações Internacionais do Campus Apodi, Wigna Guerra, afirmou que o conjunto de ações realizadas em 2021 impactou positivamente os campi do interior do estado. “Mudou nossa rotina, nossos estudantes agora ficam interessados e vislumbram possibilidades internacionais”, disse. Guerra ainda ressalta que seu Campus de lotação passou a contribuir para os índices de internacionalização da instituição por meio do projeto ‘Entrelínguas’, aprovado pelo Edital 09/2021, de apoio a projetos de Internacionalização.

Preparando-se para o futuro

Na última sexta-feira, dia 17, a equipe da Aseri reuniu-se para avaliar o encontro dos dias 13 e 14 e discutir estratégias para dar continuidade às ações implementadas em 2021. A equipe salientou a necessidade do aumento da frequência de reuniões de alinhamentos e da permanência do trabalho colaborativo e de fortalecimento das ações de internacionalização em todos os campi do IFRN.

Assessores de Relações Internacionais presentes no Encontro de Gestores da Extensão

Assessor(a) Ocupação
Bruno Lima Campus Natal - Central
Bruno Rafael  Campus Natal - Cidade Alta e assessor de Políticas Linguísticas (Aseri)