Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

aseri

Relações Internacionais do IFRN discutem ações de 2021 e planejamento para 2022

Assessores destacam atividades exitosas deste ano, como a ampliação da internacionalização

Publicada em 20/12/2021 Atualizada há 1 ano

Encontros ocorreram nos dias 13, 14 e 17 deste mês de dezembro.

Nos dias 13 e 14 de dezembro foi realizado o Encontro de Gestores da Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento ocorreu no Campus Canguaretama do e contou com a participação de gestores da Extensão e suas assessorias. As atividades foram divididas em dois momentos: o primeiro dedicado à discussão sobre ações realizadas em 2021, e o segundo, voltado ao planejamento dos trabalhos para 2022.

Ligadas à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), as Relações Internacionais do IFRN foram representadas pela Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri) e suas colaborações técnicas (Assessoria de Parcerias Internacionais e Assessoria de Políticas Linguísticas) e pelos assessores de Relações Internacionais dos campi da instituição.

Ações destacadas

Na oportunidade, foram relembradas ações exitosas, como a elaboração do Plano de Reestruturação das Relações Internacionais do IFRN, a criação de Função de Apoio à Gestão (Fag) dos assessores nos campi do Instituto e a ampliação da parceria internacional entre o IFRN, a América Latina e a África.

Também receberam destaque a realização de reuniões de alinhamento das Relações Internacionais entre a Reitoria e os campi da instituição, assim com a realização do Simpósio de Internacionalização do IFRN e a oferta de curso de capacitação em gestão da internacionalização na Educação Profissional.

Avaliando as atividades de 2021

Ao todo, 11 assessores de Relações Internacionais avaliaram junto à Aseri, da Reitoria, as ações realizadas durante este ano. O assessor de Extensão e Relações Internacionais do Instituto, Samuel Lima, ressalta os princípios da gestão da internacionalização que orientam as ações: “Temos agido transversalmente, em diálogo contínuo com as demais Pró-Reitorias, diretorias e campi. Além disso, hoje, já temos uma concepção de internacionalização própria, que a define como uma responsabilidade da Rede Federal, levando em consideração a capilaridade da rede”.

Durante o encontro, a assessora de Relações Internacionais do Campus Apodi, Wigna Guerra, afirmou que o conjunto de ações realizadas em 2021 impactou positivamente os campi do interior do estado. “Mudou nossa rotina, nossos estudantes agora ficam interessados e vislumbram possibilidades internacionais”, disse. Guerra ainda ressalta que seu Campus de lotação passou acontribuir para os índices de internacionalização da instituição por meio do projeto ‘Entrelínguas’, aprovado pelo Edital 09/2021, de apoio a projetos de Internacionalização.

Preparando-se para o futuro

Na última sexta-feira, dia 17, a equipe da Aseri reuniu-se para avaliar o encontro dos dias 13 e 14 e discutir estratégias para dar continuidade às ações implementadas em 2021. A equipe salientou a necessidade do aumento da frequência de reuniões de alinhamentos e da permanência do trabalho colaborativo e de fortalecimento das ações de internacionalização em todos os campi do IFRN. 

Assessores de Relações Internacionais presentes no Encontro de Gestores da Extensão

Assessor(a)Ocupação
Bruno LimaCampus Natal - Central
Bruno Rafael Campus Natal - Cidade Alta e assessor de Políticas Linguísticas (Aseri)
Cleiton OliveiraCampus Ipanguaçu
Girlene MoreiraAssessora de Parcerias Internacionais (Aseri)
Hélber SilvaCampus Canguaretama
Herik LimaCampus Nova Cruz
Julianny SimiãoCampus São Paulo do Potengi
Luis FerdinandoCampus Natal - Zona Norte
Mirelly MeirelesCampus Caicó
Mylenna CachoCampus São Gonçalo do Amarante
Samara OliveiraCampus Lajes
Samuel LimaAssessor de Extensão e Relações Internacionais do IFRN (Aseri)
Wigna GuerraCampus Apodi

Equipe Aseri (Reitoria) presente na Reunião de Avaliação

MembroOcupação
Bruno RafaelAssessor de Políticas Linguísticas
Fernanda FigueiróEstagiária de Comércio Exterior
Girlene MoreiraAssessora de Parcerias Internacionais
Luanna MeloAssessora Executiva
Samuel LimaAssessor de Extensão e Relações Internacionais do IFRN
Thaís BarrosEstagiária de Gestão Pública
Palavras-chave:
extensao
servidores

Notícias relacionadas