Reitor do IFRN coordena Câmara de Extensão do Conif

Em agenda de trabalho em Brasília, reitor protocolou projetos no Ministério dos Esportes

Publicada em 22/02/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Reunião do Conif.

De 14 a 16 de fevereiro, o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa, esteve em Brasília para uma série de atividades. A principal delas foi a participação na reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), marcada pela posse da nova diretoria executiva. O reitor do IFRN assume a coordenação da Câmara de Extensão do Conselho, que passa a ser presidido pelo professor Francisco Roberto Brandão Ferreira, do IFMA. A equipe gestora conta ainda com Roberto Gil Rodrigues de Almeida (vice-presidente – IFTM), Wilson Conciani (diretor Administrativo – IFB), Cláudio Alex Jorge da Rocha (diretor Financeiro – IFPA) e Maria Clara Kaschny Schneider (diretora de Relações Institucionais – IFSC). A posse da diretoria executiva aconteceu no dia 14 de fevereiro, no campus Brasília do IFB.

PARCERIAS

Depois de primeira visita ao Ministério dos Esportes, a viagem foi marcada ainda por nova audiência no Ministério, onde o reitor foi recebido pela chefe de Gabinete, Andreia Barbosa Andrade de Faria, e pela chefe do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetorias de Esporte e Educação, Lazer e Inclusão Social, Denise Cardoso de Gusmão Cunha.

O reitor protocolou junto ao Ministério nove projetos que buscam financiamento para obras e ações institucionais. Seis desses projetos buscam recursos para a construção ou melhoria dos parques esportivos dos campi Natal-Cidade Alta, Parelhas, Lajes, Currais Novos, Ipanguaçu e Natal-Central. "O prédio do Campus Central faz 50 anos no início de março, com um histórico esportivo marcante. Esperamos conseguir as condições necessárias para melhorar os espaços de esporte e lazer", explicou o reitor. Outros dois projetos dizem respeito a ações sociais nos campi Natal-Cidade Alta e Parnamirim, enquanto o último procura captar recursos para a realização dos jogos dos servidores e dos estudantes, eventos já tradicionais do calendário institucional.

De acordo com o reitor, a chefe do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento frisou que o Ministério está sempre a procura de parceiros que saibam executar os projetos propostos. "Ela destacou que, pela qualidade do trabalho que apresentamos, percebe-se que temos as condições necessárias para tal. Saí de lá bastante confiante", explicou o reitor.

COOPERAÇÃO

Os projetos apresentados foram elaborados em parceria entre a Diretoria de Engenharia; a Diretoria de Construção Civil do Campus Natal-Central; a Diretoria de Gestão em Atividades Estudantis e as pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRN.

Enquanto o reitor participava das reuniões do Conif, os pró-reitores Agamenon Tavares, Márcio Azevedo e Régia Lopes assistiam às reuniões dos Fóruns de Ensino, Pesquisa e Extensão, respectivamente. Uma das principais discussões que permearam os encontros foi o lançamento do Medio Tec, programa do Governo Federal que busca, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ampliar a oferta de ensino técnico e profissionalizante a estudantes do ensino médio. Umas das novidades é que essa formação poderá ser feita através da educação a distância.
"No IFRN, o programa está sob discussão. Temos a oferta consolidada dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e uma importante atuação a nível de Pronatec com os cursos de formação inicial e continuada para capacitação de profissionais. Qualquer outra oferta precisa ser cuidadosamente estudada", explicou o coordenador do Pronatec no Instituto, professor Otávio Tavares.
extensao
servidores