Arranjos Produtivos Locais
Rede Federal: IFRN integra comitê com temática mineral
Convite foi feito pelo Comitê Temático Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de base mineral
Publicada em 28/06/2022 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 00:06

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), desde de 2003, participa ativamente de ações e projetos de Pesquisa e Inovação voltados ao ramo mineral, como eventos e atividades de disseminação e divulgação técnico-científica. Além disso, atividades extensionistas que aumentam a competitividade, a produtividade e a formalização do âmbito mineral também são desenvolvidas pelo Instituto.
A partir do papel desempenhado pelo IFRN no desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais de base mineral (APLmineral), o Comitê Temático Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de base mineral (CT RedeAPLmineral) convidou o Instituto para participar da coordenação do Comitê, da Comissão Organizadora do XVIII Seminário Nacional de APL de base mineral e do XV Encontro do CT RedeAPLmineral, que ocorrerão de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2022, no Instituto Federal do Piauí (IFPI).
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) nomeou o servidor Elias Nunes Filho como representante do Instituto na Coordenação do CT RedeAPLmineral. Elias Nunes é técnico em Mineração e atua no Centro de Referência em Tecnologia Mineral do IFRN. O servidor coordenou o projeto que conquistou o 2º lugar no Prêmio Nacional de Melhores Práticas da Rede APL mineral. O projeto foi desenvolvido no Campus Parelhas e tinha como finalidade a prestação de serviços gratuitos na área de processamento mineral para os pequenos mineradores do município de Parelhas e cidades circunvizinhas.
CT RedePLMineral
O CT RedeAPLmineral foi instituído no dia 2 de fevereiro de 2018, no âmbito do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL), vinculado à Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, tendo a Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações como coordenadora.