Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Institucional

Rede Federal de Educação comemora aniversário de 105 anos

Acesse o portal do Instituto a partir das 17h e veja a mensagem que preparamos para você

Publicada em 23/09/2014 Atualizada há 1 ano

O dia 23 de setembro de 2014 marca uma data especial para  toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Há 105 anos, o então presidente Nilo Peçanha  criou 19 Escolas de Aprendizes Artífices - uma em cada capital brasileira - para ensinar um ofício aos ,filhos de trabalhadores pobres dos grandes centros urbanos.  Estas escolas  foram as sementes da educação profissional no país.  

No Rio Grande do Norte, a escolinha que ocupava   o prédio onde hoje funciona a Casa do Estudante, no centro da cidade, se transformou em uma instituição com 19 campi e cerca de 28 mil alunos, que recebem uma educação voltada não apenas às demandas do mercado de trabalho, mas também á formação integral do cidadão.  

Para comemorar a data de criação das escolas centenárias da Rede, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica  (CONIF)  , preparou uma surpresa aos alunos, professores e técnicos-administrativos das instituições que representa: Hoje, todos os acessos à página da Reitoria do IFRN (portal.ifrn.edu.br) serão direcionados a uma janela inicial que exibirá uma mensagem do Conselho. Além disso, a partir das 17h, uma videoconferência reunirá todas as instituições em um momento de confraternização.

Dentre as atividades comemorativas, também foi criado um selo (imagem da notícia) que propõe a unificação da comunicação visual nas instituições que será utilizado até o próximo aniversário, em setembro de 2015. Atualmente, 38 institutos federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica e o Colégio Pedro II (RJ) compõem a Rede que, nos últimos anos, passou por um significativo processo de expansão, recebendo investimentos superiores a R$ 4 bilhões entre 2011 e 2013. A rede possui atualmente um milhão de matrículas e 60 mil servidores em 562 campi e unidades de ensino. Projetam-se mais 210 campi e unidades a serem implantados até 2018. 

Tenha acesso a mensagem aqui: http://105anos.conif.org.br/

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas