Bolsas

IFRN divulga editais para bolsas de iniciação científica

Inscrições abertas até 28 de julho para programas que incentivam a formação científica e tecnológica

Publicada por Max Praxedes em 02/07/2024 Atualizada há 8 horas, 3 minutos

Na segunda-feira, 1º de julho de 2024, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou quatro editais para Programas de Iniciação Científica (Pibic). As inscrições para os programas, que contam com bolsas fornecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estarão abertas até 28 de julho de 2024. Os editais visam apoiar a política de iniciação científica nas instituições de ensino e pesquisa.

Editais

Edital nº 15/2024 — Pibic-EM/CNPq: O edital é voltado para alunas e alunos de Ensino Médio. O objetivo é contribuir para a formação científica dos estudantes, ampliando o acesso à cultura científica e promovendo a integração da pesquisa com a comunidade local e regional, visando a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade.

Edital nº 16/2024 — Pibic/CNPq: Destinado a estudantes de graduação, este edital busca despertar a vocação científica e incentivar novos talentos. Também visa fortalecer grupos de pesquisa certificados pelo IFRN e estimular pesquisadores produtivos a envolverem discentes de graduação em atividades científicas, tecnológicas, profissionais e artístico-culturais.

Edital nº 17/2024 — Pibic-Af/CNPq: Focado na graduação, o edital tem objetivos semelhantes aos do Edital nº 16/2024, mas é direcionado às instituições de ensino superior que possuem cotas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas. O propósito é aumentar a participação de grupos sociais historicamente marginalizados, contribuindo para a formação científica de estudantes e fortalecendo a política de ação afirmativa nas instituições.

Edital nº 18/2024 — Pibiti/CNPq: O edital é parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Seu objetivo é estimular estudantes de ensino superior a se envolverem em atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação, promovendo a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa e incentivando o pensamento científico e a criatividade.

Acesse:

Iniciação científica