Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Extensão

Projeto reúne professores de Física para aprimorar pesquisas sobre partículas

Grupo encontra-se na Europa para visita ao LIP e ao CERN, laboratórios de referência na área

Publicada em 19/09/2017 Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:58

Da esquerda para direita: Caio Vasconcelos, Geneci Medeiros, Jacques Cousteau, Maria Emília Barreto, Flávio Urbano, Hérik Dantas, Esaú Cesário (agachado), Francarlos Martins (agachado), Glória Albino, Amadeu Albino, Giovanninni Batista, Bruna Batista.
Da esquerda para direita: Caio Vasconcelos, Geneci Medeiros, Jacques Cousteau, Maria Emília Barreto, Flávio Urbano, Hérik Dantas, Esaú Cesário (agachado), Francarlos Martins (agachado), Glória Albino, Amadeu Albino, Giovanninni Batista, Bruna Batista.

Com o objetivo de promover uma formação continuada para professores do IFRN sobre divulgação científica, foi criado o projeto de Extensão “Inclusão Científica: do conhecimento à divulgação da Física de Partículas”. O projeto é coordenado pelo professor Amadeu Albino, do Campus Natal-Central, e conta com a participação de 12 docentes de outros oito campi do Instituto: Ceará-Mirim, Currais Novos, EaD, João Câmara, Macau, Natal-Zona Norte e Santa Cruz.

“Além da capacitação, o projeto vai atuar também na inclusão científica de estudantes de escolas públicas estaduais e municipais, tendo como parceiros o European Organization for Nuclear Research (CERN), localizado em Genebra/Suíça; o Laboratório de Instrumentação em Física Experimental de Partículas (LIP), em Lisboa/Portugal, a UFRN e a UERJ”, explicou Amadeu.     

VISTAS TÉCNICAS

A partir dos contatos mantidos com os parceiros, os professores encontram-se nesta semana na Europa para visita ao CERN e ao LIP. Na segunda-feira (18), eles estiveram em Lisboa, onde fizeram uma visita técnica ao LIP. Na oportunidade, assistiram a duas palestras: uma com o pesquisador Mario Pimenta sobre as atividades do Laboratório e uma segunda com Pedro Abreu, sobre Universo Invisível.

O projeto de Extensão desenvolvido no IFRN, inclusive, é repercussão do trabalho do professor Pedro Abreu sobre divulgação científica. Ele é coordenador da Escola de Física CERN em Língua Portuguesa, da qual Amadeu Albino participou em 2012. Dessa participação, foram geradas parcerias com o pesquisador do CERN Denis Damazio e com os professores Anderson Guedes e Ronani Lisbôa, da UFRN, além de Márcia Begalli, da UERJ.  A partir desta quarta-feira (20), os professores do IFRN estarão em Genebra, onde farão a visita técnica ao CERN, sob orientação do pesquisador Denis Damazio.

A FÍSICA DE PARTÍCULAS

 

A Física de Partículas é responsável por estudar os menores objetos da natureza. Pode ser entendida como uma forma de responder a algumas das perguntas mais recorrentes da humanidade, como o “de onde viemos?”, “como surgiu o universo?”. Foram essas inquietações que fundamentaram a construção do Grande Colisor de Hádrons (LHC), Large Hadron Collider, em inglês, o maior acelerador de partículas do mundo, localizado no CERN. Em agosto, como uma das ações do projeto de Extensão, o professor Amadeu Albino promoveu uma visita virtual ao LHC aos participantes da Campus Party 2016.

Palavras-chave:
ensino extensao pesquisa

Notícias relacionadas