Reditec

Projeto do IFRN ganha credencial para evento na Austrália

Premiação garantirá ao CRAB participação no WFCP, em outubro.

Publicada em 13/09/2018 Atualizada há 1 ano

Selecionados participarão do WFCP, em Melbourne. Foto Gildo Jr, do IFRR

Entre os integrantes da comitiva do IFRN a 42ª edição da Reunião anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), os professores João Teixeira e Wesley Feu, que foram apresentar projetos num evento paralelo a reunião, a Tenda Tecnológica. João, que levou o Projeto Crab, ficou entre os seis selecionados para o Congresso da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP), que acontece de 8 a 10 de outubro de 2018, em Melbourne, na Austrália.

CRAB

Desenvolvido pelos alunos do curso técnico integrado em Eletrônica Iago Souza e Maraysa Araújo, do Campus Natal-Zona Norte, e com orientação dos professores João Teixeira e Arthur Salgado, o projeto Crab (caranguejo, em inglês) foi idealizado e produzido pelos alunos como resultado de pesquisa desenvolvida na parceria do IFRN com a Universidade Petrobras, através do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH). O robô, que é movido a energia solar, tem como intuito ajudar usuários de cadeiras de rodas a passearem na areia da praia. Para João, a participação em mais um evento internacional é importante sob vários aspectos: “além de mostrar o nosso potencial inovador, ir a Melbourne é oportunidade de entrar em contato com pesquisadores do mundo todo e, quem sabe, desenvolver contatos e parcerias que deem ao Crab um alcance global e aos cadeirantes mais opções de lazer”, disse.

Transportijo

O que surgiu como um problema durante as aulas de materiais de construção, disciplina que integra a grade do curso de Edificações, encontrou solução: desenvolvido pelos estudantes Éllbio Clemente, Jassira Pereira e Márcia Ferreira, e sob coordenação dos professor Wesley Feu e Jozilene de Souza, surgiu a Transportijo: “um transportadora manual de tijolos que busca facilitar o deslocamento horizontal de tijolos e blocos para alvenarias e trabalhar na prevenção de doenças ocupacionais dos operários da  construção da construção civil”, definiu o professor. A ferramenta idealizada pelos alunos e "comprada" pelos docentes do núcleo de edificações do Campus São Gonçalo do Amarante é capaz de transportar manualmente 7 tijolos vazados e 14 maciços em cada "viagem". Segundo Feu, o projeto tem despertado interesse da comunidade pela simplicidade, baixo custo e benefícios à saúde do trabalhador.

Reditec e Tenda Tecnológica

Realizada em Búzios sob organização do Instituto Federal Fluminense (IFF), a Reditec contou com um evento paralelo, a Tenda Tecnológica, um espaço interativo voltado para divulgação dos projetos de inovação da Rede e dos Polos de Inovação mantidos por alguns institutos em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Ao todo, foram expostos 41 projetos de inovação, de 23 instituições da Rede, voltados à produção ou aprimoramento de produtos, processos e operações. Inicialmente, dois projetos seriam premiados com a participação no Congresso, mas, durante a entrega dos resultados, o reitor do IFF, Jefferson Manhães, e Romero Raposo Filho, secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), anunciaram o aumento do número de selecionados, elevando para seis o número de projetos que irão à Austrália.