Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Administração

Professores do IFRN apresentam a dirigentes da Reitoria ferramenta para gestão de projetos

Objetivo agora é avaliar as possibilidades de aplicação da ferramenta para os projetos institucionais

Publicada em 26/07/2016 Atualizada há 1 ano

Reunião aconteceu no Gabinete da Reitoria

Na tarde desta segunda-feira (24), os professores Bruno Campelo e Miler Franco, do Campus Natal-Zona Norte do IFRN, apresentaram ao reitor Wyllys Farkatt Tabosa, pró-reitores e diretores sistêmicos da Reitoria do Instituuto o LifeCycleCanvas (LCC), ferramenta que ajuda a simplificar o gerenciamento de projetos. Também participou da apresentação o professor Manoel Veras, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administraçao da UFRN (PGA).

Segundo o professor Manoel, o LCC atua a partir do lúdico, transformando em quadros as fases de planejamento, execução e avaliação de um projeto. "A ideia é tornar a gestão de projetos uma cultura, desburocratizando-a e levando-a a atingir metas de forma mais eficiente", explicou.

Considerando os usos da ferramenta já em setores da UFRN, da Capes e do CNPq, a intenção agora dos pesquisadores e dos gestores é avaliar a possibilidade de desenvolver um projeto piloto no IFRN, aplicando a ferramenta em um dos projetos de gestão em andamento.

Bruno e Miler são doutorandos do PPGA. O primeiro é orientando do professor Manoel e trabalha no desenvolvimento da ferramenta. Já o segundo atuou durante o processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRN (PDI), que estabelece metas a serem alcançadas até 2018, quando outro Plano será construído. As metas estabelecidas, segundo os professores, podem ser destrinchadas em vários projetos. O coordenador do PPGA destacou a ligação com o IFRN, que tem cerca de 20 servidores atuando como pesquisadores de mestrado e doutorado no Programa de Pós.