Prêmio Capes de Teses: professor do IFRN conquista menção honrosa

Premiação reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil

Publicada por Giovanna Alves em 21/08/2023 Atualizada há 10 meses, 2 semanas

Com um trabalho que aborda as complexas considerações éticas que envolvem a potencial manipulação da genética humana para alcançar características e talentos desejados em futuras gerações, o professor Adan John Gomes da Silva, da disciplina Filosofia do Campus Apodi, recebeu o destaque de menção honrosa na edição de 2023 do Prêmio Tese Capes.

A tese do professor Adan Silva - "Michael Sandel e a Ética do Aprimoramento Genético Humano" - se concentra nas ideias do filósofo americano Michael Sandel, analisando e criticando seus principais conceitos ao mesmo tempo em que extrai elementos que contribuem para uma perspectiva totalmente nova sobre essa fronteira tecnológica. O doutorado de Adan, em Filosofia, foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A tese fala sobre os conflitos éticos que existem relacionados a uma tecnologia de engenharia genética emergente e ao seu potencial de permitir que em breve os pais possam escolher para seus filhos uma ampla gama de melhoramentos, como uma melhor visão e maior inteligência. Por ser um tema muito amplo, Adan se concentra ao argumento do autor estadunidense Michael Sandel, que argumenta contra os aprimoramentos genéticos por achar que eles irão empobrecer as relações entre pais e filhos e, principalmente, tirar da humanidade o senso de humildade que a sujeição ao acaso genético até hoje tem dado.

Professor Adan Silva

Premiação

A Capes, sigla para Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu no Brasil. O Prêmio, criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, abrange todas as áreas de conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Capes na pós-graduação brasileira.

Com um total de 49 campos distintos, a Filosofia é apenas uma das muitas áreas contempladas. Além do prêmio principal, a Capes também concede menções honrosas a outras duas teses de cada área, indicando que, embora a tese não tenha conquistado o primeiro lugar, ela recebeu considerável reconhecimento.

Devido ao alcance nacional dessa competição, a disputa atrai inscrições de todas as regiões do Brasil. Para Adan Silva, a conquista de uma menção honrosa por sua tese de doutorado foi uma surpresa: que marca uma realização notável para seus empreendimentos acadêmicos e de pesquisa: "Confesso que não esperava, tendo em vista que estava competindo com teses de todo o Brasil. Mas fiquei imensamente feliz com esse resultado, pois ele representa um reconhecimento não apenas do meu esforço de pesquisa desses últimos anos e da relevância do tema que pesquisei, mas também do valor das instituições que estou representando e que tornaram possível essa tese" comenta.

Conquista
Prêmio Capes de Tese