Ciência
Mulheres Jovens Cientistas: Relações étnico-raciais no IFRN campus João Câmara
A pesquisa analisa as experiências sociais de discentes negros e indígenas
Publicada por Giovanna Alves em 08/03/2024 ― Atualizada há 8 meses, 2 semanas
O projeto "Relações étnico-raciais no IFRN campus João Câmara: uma análise sobre as experiências sociais de discentes negros e indígenas no processo de integração à comunidade escolar", aprovado no Edital "Mulheres Jovens Cientistas da Propi" busca identificar, analisar e compreender como alunos autodeclarados negros e indígenas se integram à comunidade escolar do IFRN campus João Câmara.
O projeto foi coordenado pelas professores Emíliana Soares e José Cleyton. A pesquisa faz parte do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRN Campus João Câmara.
A metodologia da pesquisa foi realizada através de entrevistas com discentes negros e indígenas, com o objetivo de esclarecer as ações estratégicas e a construção de subjetividades desses discentes no que diz respeito à integração à comunidade escolar.
Edital Mulheres Jovens Cientistas
O edital tem objetivo de promover a presença das mulheres na produção do conhecimento, especialmente nas áreas de STEM, despertar a vocação científica e estimular a formação de novos pesquisadores no IFRN, especialmente mulheres jovens cientistas.
Além de promover a participação de mulheres cientistas em projetos de pesquisa com fomento institucional, fortalecer os grupos de pesquisa certificados pela Instituição, registrar e acompanhar os projetos de pesquisa executados no IFRN e desenvolver e integrar a pesquisa com a sociedade local/regional, visando à qualidade de vida e à sustentabilidade.
Anne Carolayne, bolsista do projeto e estudante do curso técnico em informática do Campus João Câmara, destaca a importância de ser uma mulher pesquisadora como forma de quebra de estereótipos de gênero, incentiva mulheres a descobrirem suas capacidades e contribui para a representatividade feminina no campo científico.
Acesse:
- Palavras-chave:
- Pesquisa Jovens Cientistas