Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Interinstitucional

Modernização agrícola: IFRN e parceria Brasil-China impulsionam agricultura familiar

Compromisso conjunto visa aumentar eficiência e qualidade de vida dos agricultores familiares, marcando um novo capítulo na história rural do RN

Publicada por Max Praxedes em 08/02/2024 Atualizada há 2 semanas, 6 dias

Na sexta-feira, dia 2 de fevereiro, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participaram da celebração da parceria Brasil-China para mecanização da agricultura familiar, realizada em Apodi, no Rio Grande do Norte (RN). Durante o evento, foram testadas máquinas específicas para essa modalidade na Comunidade Baixa Fachada.

Pelo IFRN, participaram o reitor, professor José Arnóbio, o diretor-geral do Campus Ipanguaçu, Geraldo Júnior, e os professores Hugo Manso, Júlio Justino e Renato Alencar. Além disso, estiveram presentes o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, e representantes da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern) e de outros estados do Nordeste.

Mecanização na agricultura familiar (2024)

Mecanização na agricultura familiar

O lançamento do Campo de Testagem de Maquinário para a Agricultura Familiar em Apodi foi o resultado de um esforço coletivo e marca um avanço crucial rumo à modernização da agricultura familiar no Brasil. “Trata-se de um projeto inovador para o fortalecimento e modernização das práticas agrícolas com foco na produção de alimentos pela agricultura familiar, além da possibilidade de incentivo à mecanização agrícola na região Nordeste do nosso país", disse o professor Geraldo Júnior.

De acordo com o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, durante duas semanas, o IFRN realizou atividades em parceria com a comunidade do município de Apodi (RN) para validar os equipamentos agrícolas provenientes da China. O objetivo foi avaliar as máquinas e identificar possíveis adaptações necessárias para aumentar o nível de mecanização na agricultura familiar. "Isso visa proporcionar maior produtividade e melhor qualidade de vida para os agricultores nordestinos. É importante considerar que a agricultura familiar no Nordeste tem menos de 3% de mecanização em sua área de cultivo. Continuaremos avançando e colaborando com o desenvolvimento do nosso estado", destacou o reitor.

Mecanização na agricultura familiar (2024)

O envolvimento do IFRN nesse trabalho é resultado da destinação de recursos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. A partir disso, foi feita a contratação da Funcern para gerenciar o recurso do projeto. Uma equipe técnica de profissionais do Instituto, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) farão o acompanhamento técnico das máquinas e implementos de fabricação chinesas pelo período de um ano, avaliando as suas funcionalidades e desempenho na realidade produtiva da Agricultura Familiar no município de Apodi.

Mecanização na agricultura familiar (2024)

Palavras-chave:
Agricultura familiar
Gestão
Apodi
Evento
Solenidade

Notícias relacionadas