Conquista
Livro publicado pela Editora IFRN é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025
A obra apresenta 16 capítulos dedicados a pesquisas desenvolvidas no Semiárido do Rio Grande do Norte, com ênfase nas abelhas nativas.
Publicada por Renan Gabriel em 17/07/2025 ― Atualizada em 17 de Julho de 2025 às 12:09
A Editora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e os professores do Curso Técnico em Agropecuária, Francisco Vieira Sales Júnior e Rômulo Magno Oliveira de Freitas, celebram mais uma conquista: a coletânea Estudos aplicados às abelhas no semiárido foi indicada como semifinalista na categoria Ciências Agrárias e Ciências Ambientais do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, prêmio de grande destaque para obras científicas e técnicas no Brasil.
Para o professor Rômulo Freitas: “A indicação do livro eleva significativamente o impacto e o reconhecimento da obra. A nomeação para o Prêmio Jabuti é um selo de excelência e rigor científico reconhecido em todo o país. Isso valida o trabalho dos pesquisadores do IFRN em nível nacional, colocando-os em destaque no cenário da produção de conhecimento em ciências agrárias e ambientais. A visibilidade gerada pelo prêmio pode influenciar a criação e o aprimoramento de políticas públicas voltadas para o setor apícola e para a conservação das abelhas no semiárido, garantindo apoio e recursos para o desenvolvimento sustentável da atividade. Além disso, incentiva melhores práticas, a inovação na produção e uma maior preocupação com a conservação das abelhas, assegurando a longevidade e a prosperidade do setor.”
Sobre a obra
O livro reúne 16 capítulos com estudos realizados no Semiárido potiguar. Com foco na conservação de abelhas nativas, apicultura regional e uso sustentável de produtos apícolas como mel, pólen e própolis, o título está disponível em acesso aberto no repositório Memoria da IFRN.
“A obra explora o universo das abelhas, com foco nas pesquisas e estudos científicos desenvolvidos por profissionais do Instituto nas áreas de ciências agrárias e ambientais. O livro aborda uma variedade de tópicos relacionados à apicultura e à meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão). Dividido em 16 capítulos, ele oferece informações aprofundadas sobre: formulação e avaliação da qualidade de produtos apícolas, conservação das abelhas no semiárido e relevância socioambiental e econômica das abelhas. O livro busca conscientizar apicultores, meliponicultores e entusiastas da natureza sobre o papel vital das abelhas na região semiárida”, declara Rômulo.
Prêmio Jabuti Acadêmico
Lançada em 2024 como desdobramento do Prêmio Jabuti, a versão Acadêmico celebra a excelência das produções científicas, técnicas e profissionais. Organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com apoio da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o prêmio avalia obras publicadas em 2024, divididas em dois eixos e cerca de 30 categorias
Próximos passos
- 22 de julho: serão anunciados os cinco finalistas de cada categoria;
- 5 de agosto: cerimônia de premiação em São Paulo;
- Palavras-chave:
- IFRN Editora IFRN Prêmio Jabuti Acadêmico Livro