INTERNACIONALIZAÇÃO

Intercâmbios internacionais em pauta no IFRN

Em live exclusiva ao IFRN, programa de educação internacional compartilha iniciativas

Publicada em 03/08/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Live exclusiva aconteceu em 28/07

Na noite do dia 28 de julho, o AFS Intercultura Brasil promoveu uma live exclusiva para estudantes e profissionais do IFRN. A live apresentou oportunidades de intercâmbio escolares e os diferenciais oferecidos pela AFS. A organização não governamental de aprendizagem intercultural é parceira do IFRN há mais de 20 anos, recebendo e enviando intercambistas ao Brasil. A atividade partiu do diálogo inicial promovido entre o assessor de Relações Internacionais do Campus Natal-Central, Bruno Lima, responsável pela interlocução entre as duas instituições, e o assessor de Relações Internacionais do Campus Natal-Cidade Alta, Bruno Rafael, que também desenvolve atividades de colaboração técnica na Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri) na Reitoria, atuando como assessor de Políticas Linguísticas da Aseri.

A atividade registrou a presença multicampi de mais de 110 participantes, entre estudantes, pais/mães/responsáveis e servidores interessados nas oportunidades apresentadas. No chat, participantes se cumprimentaram e informaram seus campi e interesses. No chat, houve o registro da participação de 14 campi do IFRN: Caicó; Canguaretama; Ceará- Mirim; Cidade Alta; Currais Novos; Ipanguaçu; Mossoró; Natal Central; Nova Cruz; Parelhas; Parnamirim; Pau dos Ferros; São Gonçalo do Amarante; e Zona Norte.

Ao final, dúvidas sobre os intercâmbios e sobre a possibilidade de o IFRN fomentar o intercâmbio de estudantes foram respondidas. O assessor de Extensão e Relações Internacionais do IFRN, professor Samuel Lima, explicou que, devido ao impacto econômico e sanitário da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o fomento à mobilidade internacional de estudantes neste ano foi destinado ao desenvolvimento de atividades de internacionalização em casa (IaH), uma ação articulada com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRN) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN), que publicaram editais institucionais (Edital 09/2021-Proex e Edital14/2021-Propi) para fomento a projetos. “As Relações Internacionais do IFRN têm atuado de forma transversal sempre em diálogo com as Pró-Reitorias e as Diretorias Sistêmicas com o objetivo de responder aos Indicadores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), mesmo diante dos desafios causados pela pandemia”, complementa o assessor, que expressa seu desejo de poder contar com uma nova realidade social em 2022.

Acesse

Edital nº 09/2021 - Proex/ IFRN - Apoio a projetos de atividades de internacionalização

Edital nº 14/2021 - Propi/IFRN - Projetos de Pesquisa no âmbito de Acordos de Cooperação Internacional

extensao